Projeto AbraçAR teve início nesta segunda-feira (06) no Centro de Saúde

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Boehringer Ingelheim do Brasil Química e Farmacêutica Ltda, iniciou nesta segunda-feira (06/10), o Projeto Abraçar, onde em sua fase inicial está sendo realizado mutirão de exames de espirometria voltado ao diagnóstico de doenças respiratórias, como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). A ação ocorre na unidade Centro de Saúde e vai até o dia 10 de outubro, com a realização de 60 exames diários. Ao todo, serão atendidos 300 pacientes.

Durante o mutirão, os exames de espirometria são avaliados por um médico pneumologista, que também realiza a prescrição de medicamentos quando necessário. Além disso, um profissional farmacêutico está disponível para dar início ao processo de solicitação de medicamentos de alto custo fornecidos pelo Governo do Estado, garantindo que os pacientes com diagnóstico confirmado recebam o tratamento adequado com agilidade.

A secretária municipal de Saúde, Carmem Guariente, destacou a importância da ação: “Estamos oferecendo diagnósticos mais rápidos e completos para pacientes que aguardavam esse exame essencial para a identificação de doenças respiratórias. Com o suporte de especialistas e o acompanhamento farmacêutico, conseguimos fechar um ciclo de cuidado mais efetivo”, falou.

A espirometria é um exame simples, rápido e indolor, essencial para o diagnóstico precoce de doenças pulmonares. Ele mede a quantidade de ar que a pessoa consegue inspirar e expirar e a velocidade com que isso ocorre, sendo indicado para pessoas com histórico de tabagismo ou sintomas como falta de ar, tosse crônica e chiado no peito.

A Prefeitura reforça que os atendimentos neste mutirão são destinados exclusivamente aos pacientes previamente agendados, que já aguardavam para realização do exame por meio do SUS.

FOTO 2_PROJETO ABRAÇAR_07-10-2025

Foto/Legenda:

Da esquerda para a direita: Omar Rodrigues Soares, médico pneumologista; Flávio Camargo, consultor de acesso da Boehringer Ingelheim do Brasil; e Carmem Guariente, secretária de Saúde de Bragança Paulista.

FOTO 1_PROJETO ABRAÇAR_07-10-2025