Bragança Paulista sanciona Lei nº 5.129 e institui o Programa Servidor Saudável
A Prefeitura de Bragança Paulista realizou, nesta sexta-feira (14/11), o ato de sanção do Programa Servidor Saudável, instituído pela Lei Municipal nº 5.129, de 13 de novembro de 2025. O evento contou com a participação do prefeito Edmir Chedid, da vice-prefeita Gislene Bueno, dos secretários municipais: de Administração, Stefania Penteado Corradini Rela; de Juventude, Esportes e Lazer, Ricardo Yukio; representando a Secretaria de Saúde, Lisamara Negrini; de Mobilidade Urbana, Dorival Francisco Bertin; de Finanças, Francisco José Rocha; de Gabinete Especial, Jorge Romanos Junior e Ricardo de Oliveira; de Desenvolvimento dos Agronegócios, Leonardo Godoi Paes; de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS), Marcos Roberto dos Santos; de Obras, Marcus Ivonica; de Comunicação Social, Karina Botião; Chefe de Gabinete, Ruzibel Sena de Carvalho; de Educação, Tatiana Canquerini; de Assuntos Parlamentares, Arnaldo Carvalho Pinto, Nivaldo Caixa e Natanael Ananias; Chefe de Divisão, José Maurício Izzo; e do SESMT, Lorena Nunes da Silva.
A proposta é de autoria dos vereadores Camila Marino da Saúde, Bruno Leme,, Ismael Brasilino, Jota Malon, Soninha da Saúde, Rafael Oliveira e Sebastião Garcia Amaral (Tião do Fórum), com a presença de outros parlamentares que prestigiaram o evento: Jocimar Scotti, Missionária Pokaia, Fábio Nascimento e Gabriel Gomes (Curió), reforçando a importância de ampliar ações preventivas, humanizar o cuidado com o trabalhador e fortalecer a valorização do funcionalismo municipal.
Em seu pronunciamento, o prefeito Edmir Chedid ressaltou a relevância do programa: “Hoje é um dia muito feliz para nós e para os servidores públicos de Bragança. A Câmara Municipal, através dos vereadores, aprovou por unanimidade um projeto muito importante para cuidar da saúde do servidor público. Toda empresa tem obrigação de cuidar da saúde do seu funcionário, e a Prefeitura Municipal, a partir de agora, vai fazer programas com a ajuda dos vereadores para cuidar da saúde do servidor público. Isso me enche de alegria.”
A vereadora Camila Marino, autora do projeto, afirmou: “Hoje estou muito feliz e satisfeita com o meu coração, muito alegre de ter colocado em prática um sonho que nasceu em 2021, junto ao então deputado Edmir e ao nosso saudoso prefeito Jesus Chedid. Porque um servidor bem cuidado é um servidor que se sente valorizado, e a prevenção de saúde é muito importante. Convidei os demais vereadores a serem coautores, com o apoio do Legislativo e de várias secretarias envolvidas. Agradeço aos 19 vereadores que aprovaram a lei. Saúde não tem cor, não tem bandeira partidária, não tem lado. Todos nós temos que estar juntos.”
Programa Servidor Saudável
Com a sanção da Lei nº 5.129, o Programa Servidor Saudável passa a estruturar políticas permanentes de prevenção, acompanhamento e promoção da saúde dos servidores públicos municipais. Entre os principais objetivos estão garantir acesso a consultas periódicas, exames laboratoriais e clínicos, desenvolvimento de campanhas educativas, incentivo à prática de atividades físicas, atenção à saúde mental e fortalecimento do bem-estar no ambiente de trabalho. O programa ainda prevê a atuação de equipes multidisciplinares itinerantes e a possibilidade de parcerias com instituições públicas e privadas para ampliar o atendimento.
