Programa Eficiência Energética: UPAs receberão instalação de módulos fotovoltaicos e colaboradores recebem capacitação sobre o tema
No dia 21 de outubro, os colaboradores das UPAs Bom Jesus e Vila Davi participaram de palestra sobre o Programa de Eficiência Energética (PEE). O encontro foi conduzido pelo mestre em Comunicação e Cultura, Carlos F. Leite, do Grupo VA Soluções Sustentáveis, que abordou temas como Eficiência Energética, Programa de Eficiência Energética (PEE), Energia Elétrica, Boas Práticas de Economia de Energia e Resultados do Projeto.
O treinamento teve como objetivo promover o uso consciente da energia elétrica, apresentando conceitos fundamentais, aplicações práticas e orientações para a adoção de hábitos mais sustentáveis no ambiente de trabalho.
A ação integra o Programa de Eficiência Energética da ANEEL, desenvolvido em parceria com a Energisa e o Grupo VA Soluções Sustentáveis, com a missão de reduzir o consumo de energia, minimizar impactos ambientais e estimular práticas sustentáveis em residências, empresas e instituições públicas.
INSTALAÇÃO DE MÓDULOS FOTOVOLTAICOS
A Prefeitura de Bragança Paulista e a concessionária assinaram no dia 06 de março de 2025, o convênio para a execução do Programa de Eficiência Energética. Com a implantação do projeto, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) terão redução significativa no consumo de energia elétrica:
UPA Bom Jesus: contará com a instalação de 120 módulos fotovoltaicos com potência total de 66,00 kWp e substituição de 10 lâmpadas, resultando em uma economia de aproximadamente 96,68 MWh/ano, o que equivale ao consumo anual de 44 residências. Essa redução evitará a emissão de 3,72 toneladas de CO₂ por ano, equivalente ao plantio de 27 árvores.
UPA Vila Davi: receberá a instalação de 110 módulos fotovoltaicos com potência total de 60,50 kWp e troca de 32 lâmpadas, proporcionando uma economia estimada de 97,80 MWh/ano, equivalente também ao consumo anual de 44 residências. Com isso, deixará de emitir cerca de 3,77 toneladas de CO₂ por ano, correspondentes a 27 árvores preservadas.
A Energisa investirá em torno de R$ 400 mil em cada unidade de saúde beneficiada pelo Programa. Todo o fornecimento de materiais, equipamentos e mão de obra especializada é realizado pelo Grupo VA Soluções Sustentáveis, responsável pela execução dos serviços.
Além de reduzir o consumo de energia, a economia financeira gerada permitirá novos investimentos em outras áreas da saúde, ampliando a capacidade de atendimento à comunidade.
A Prefeitura não terá custos com a implantação do Programa — caberá apenas autorizar o acesso às unidades, acompanhar a execução e, posteriormente, realizar a manutenção e operação dos equipamentos após a conclusão dos projetos.
Atualmente, a UPA Vila Davi já teve sua execução finalizada e segue para a etapa de vistoria fotovoltaica (FV). A UPA Bom Jesus encontra-se em fase de execução.
Após as execuções e aprovações das vistorias FV, será iniciado o acompanhamento da geração de energia das usinas fotovoltaicas, monitorando seu desempenho e os resultados obtidos.
