Casos de dengue caem 97% em Bragança Paulista, mas os cuidados contra o Aedes aegypti devem continuar
Apesar da redução de 97% nos casos positivos de dengue no município, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, reforça que o combate ao Aedes Aegypti deve continuar. A dengue continua sendo a principal endemia do país, o impacto das mudanças climáticas amplia o risco de transmissão.
Bragança Paulista registra atualmente – até outubro – 386 casos positivos de dengue, uma redução de 97,03% em relação ao mesmo período em 2024, quando foram registrados 13.024 casos.
Durante o ano, a Prefeitura realizou diversas ações de combate ao mosquito, dentre eles a Operação de Recolhimento de Inservíveis e possíveis criadouros do Aedes aegypti e outros como escorpião e mosquito da Leishmaniose. Ao todo, a operação passou por 106 bairros da cidade e retirou 242 caminhões de materiais inservíveis.
Os tipos de recipientes mais vistoriados com foco no mosquito Aedes aegypti são: vasos de planta, na água da Caixa D’água, balde/regador, local de consumo do animal, pneu e lona encerrado plástico.
INTENSIFICAÇÃO DAS AÇÕES
De 05 a 07 de novembro, as unidades de saúde estão realizando força tarefa de combate à dengue, com visita casa a casa, na abrangência da área de atuação da equipe. O objetivo é orientar a população quanto à eliminação de criadouros e identificação de possíveis focos.
Além disso, no dia 08, a equipe estará em frente ao Mercadão para a ação de orientação de combate ao mosquito.
Vacinação contra a Dengue
Iniciada em 2024, a vacinação contra a dengue prioriza crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O imunizante está disponível em todas as unidades de saúde.


