Casos de dengue caem 97% em Bragança Paulista, mas os cuidados contra o Aedes aegypti devem continuar

Apesar da redução de 97% nos casos positivos de dengue no município, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, reforça que o combate ao Aedes Aegypti deve continuar. A dengue continua sendo a principal endemia do país, o impacto das mudanças climáticas amplia o risco de transmissão.

Bragança Paulista registra atualmente – até outubro – 386 casos positivos de dengue, uma redução de 97,03% em relação ao mesmo período em 2024, quando foram registrados 13.024 casos.

Durante o ano, a Prefeitura realizou diversas ações de combate ao mosquito, dentre eles a Operação de Recolhimento de Inservíveis e possíveis criadouros do Aedes aegypti e outros como escorpião e mosquito da Leishmaniose. Ao todo, a operação passou por 106 bairros da cidade e retirou 242 caminhões de materiais inservíveis.

Os tipos de recipientes mais vistoriados com foco no mosquito Aedes aegypti são: vasos de planta, na água da Caixa D’água, balde/regador, local de consumo do animal, pneu e lona encerrado plástico.

 

INTENSIFICAÇÃO DAS AÇÕES

De 05 a 07 de novembro, as unidades de saúde estão realizando força tarefa de combate à dengue, com visita casa a casa, na abrangência da área de atuação da equipe. O objetivo é orientar a população quanto à eliminação de criadouros e identificação de possíveis focos.

Além disso, no dia 08, a equipe estará em frente ao Mercadão para a ação de orientação de combate ao mosquito.

 

Vacinação contra a Dengue

Iniciada em 2024, a vacinação contra a dengue prioriza crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O imunizante está disponível em todas as unidades de saúde.

 

FOTO 4_EQUIPES DAS UNIDADES DE SAÚDE EM VISITA CASA A CASA_06-11-2025FOTO 3_EQUIPES DAS UNIDADES DE SAÚDE EM VISITA CASA A CASA_06-11-2025FOTO 1_EQUIPES DAS UNIDADES DE SAÚDE EM VISITA CASA A CASA_06-11-2025