Prazo para pagamento do IPTU 2026 é prorrogado até 30 de janeiro
Emissão das guias começa na segunda-feira (19)
A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, prorrogou o prazo para pagamento do IPTU 2026. Agora, os contribuintes têm até o dia 30 de janeiro para quitar a cota única, com desconto de 5 por cento, ou a primeira parcela do imposto.
O IPTU pode ser parcelado em até 12 vezes. A primeira parcela segue com vencimento prorrogado para 30 de janeiro, e as demais vencem sempre no dia 10 de cada mês.
A prorrogação foi definida em razão da instabilidade no sinal de internet causada pelo alto volume de chuvas, somada ao grande número de acessos ao sistema digital, o que dificultou a emissão das guias por parte de muitos contribuintes. A medida atende a pedidos da população e tem como objetivo não prejudicar quem deseja manter seus compromissos em dia.
A campanha do IPTU Digital foi considerada um sucesso, alcançando as metas estabelecidas pela Administração Municipal e ampliando o acesso ao serviço. O imposto pode ser consultado e emitido de forma rápida pelo site www.braganca.sp.gov.br, clicando no botão “IPTU 2026”, garantindo mais praticidade e comodidade aos contribuintes.
O acesso ao sistema para emissão das guias estará disponível a partir do dia 19 de janeiro.
PONTOS DE APOIO
Para quem preferir atendimento presencial, também a partir de segunda-feira, 19 de janeiro, seguem disponíveis os pontos de apoio:
Agiliza Paço Municipal
Atendimento das 8h30 às 17h
Avenida Antonio Pires Pimentel, 2015 – Centro
Mercado Municipal
Atendimento das 9h às 16h
Rua Coronel Teófilo Leme, 1240 – Centro
DESCONTOS APLICADOS
O IPTU 2026 mantém os mesmos critérios e descontos aplicados em 2025. Os valores do metro quadrado de construção e de terreno permanecem inalterados, com base na Planta Genérica de Valores aprovada em 2024, que corrigiu distorções acumuladas ao longo de mais de duas décadas. Com essa atualização, 59 por cento dos contribuintes tiveram redução no valor do imposto, e cerca de 74 por cento dos imóveis edificados registraram redução ou apenas correção inflacionária.
Também seguem mantidos os descontos sobre o valor venal, sendo 45 por cento para imóveis edificados e 25 por cento para terrenos. A única atualização aplicada ao IPTU 2026 é a correção inflacionária de 5,17 por cento, baseada no IPCA, conforme determina a legislação federal.
Com uma base de cálculo mais justa e equilibrada, o IPTU 2026 inicia um período de maior estabilidade e previsibilidade para os contribuintes. A Prefeitura de Bragança Paulista reforça seu compromisso com a transparência, a informação clara e o respeito ao cidadão.
O decreto que oficializa a prorrogação do prazo para pagamento da cota única e da primeira parcela do IPTU até 30 de janeiro está publicado na Imprensa Oficial, edição nº 2.190.