Pássaros apreendidos são encaminhados para acolhimento
Aves silvestres estavam confinadas ilegalmente
Na última terça-feira, dia 6, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente recebeu pássaros silvestres apreendidos em uma residência no bairro Água Comprida, após a constatação de manutenção irregular de aves em cativeiro.
No local, também foram encontrados cinco cães, todos em boas condições de saúde e sem indícios de maus-tratos. Já as aves silvestres estavam acondicionadas em gaiolas, situação proibida pela legislação ambiental.
Os animais foram encaminhados para tratamento, avaliação e destinação adequada das aves.
Ao todo, a Prefeitura de Bragança Paulista recebeu nove pássaros silvestres: um periquito-de-encontro-amarelo, dois bigodinhos, duas maritacas, dois trinca-ferros, um canário-da-terra e um pintassilgo. Após o período de recuperação e acompanhamento técnico, as aves que apresentarem condições clínicas e comportamentais adequadas poderão ser reintroduzidas à natureza, conforme critérios ambientais e a legislação vigente.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente reforça que a manutenção de animais silvestres em cativeiro, sem autorização dos órgãos competentes, é crime ambiental, passível de sanções administrativas e penais. A Administração Municipal atua de forma permanente na proteção da fauna e no bem-estar animal, assegurando o correto encaminhamento dos animais silvestres apreendidos.



