Pássaros apreendidos são encaminhados para acolhimento

Na última terça-feira, dia 6, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente recebeu pássaros silvestres apreendidos em uma residência no bairro Água Comprida, após a constatação de manutenção irregular de aves em cativeiro.

No local, também foram encontrados cinco cães, todos em boas condições de saúde e sem indícios de maus-tratos. Já as aves silvestres estavam acondicionadas em gaiolas, situação proibida pela legislação ambiental.

Os animais foram encaminhados para tratamento, avaliação e destinação adequada das aves.

Ao todo, a Prefeitura de Bragança Paulista recebeu nove pássaros silvestres: um periquito-de-encontro-amarelo, dois bigodinhos, duas maritacas, dois trinca-ferros, um canário-da-terra e um pintassilgo. Após o período de recuperação e acompanhamento técnico, as aves que apresentarem condições clínicas e comportamentais adequadas poderão ser reintroduzidas à natureza, conforme critérios ambientais e a legislação vigente.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente reforça que a manutenção de animais silvestres em cativeiro, sem autorização dos órgãos competentes, é crime ambiental, passível de sanções administrativas e penais. A Administração Municipal atua de forma permanente na proteção da fauna e no bem-estar animal, assegurando o correto encaminhamento dos animais silvestres apreendidos.

Pássaros apreendidos são encaminhados para acolhimentoFoto 04Pássaros apreendidos são encaminhados para acolhimento Foto 03Pássaros apreendidos são encaminhados para acolhimento Foto 01Pássaros apreendidos são encaminhados para acolhimento Foto 02