Ordenação episcopal do Monsenhor Márcio Antônio Vidal de Negreiros acontece neste sábado, 24

A Diocese de Bragança Paulista convidou a imprensa em geral e a Prefeitura de Bragança Paulista para uma entrevista coletiva com Monsenhor Márcio Antônio Vidal de Negreiros, OSA, nomeado pelo Papa Leão XIV como novo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo.

A celebração episcopal, aberta ao público, será realizada neste sábado, dia 24, às 16h, no Ginásio Poliesportivo do Instituto Educacional Coração de Jesus, o Colégio das Madres. A cerimônia contará com a imposição de mãos e a oração consecratória dos bispos ordenantes: o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo; Dom Sérgio Aparecido Colombo, Bispo Diocesano de Bragança Paulista; e Dom José Domingo Ulloa Mandieta, OSA, Arcebispo do Panamá.

Ao abrir a coletiva, Monsenhor Márcio agradeceu a presença de todos e iniciou sua fala apresentando a própria trajetória de vida, marcada pelo trabalho na Igreja Católica e pela dedicação à formação de novos religiosos. “Minha caminhada sempre esteve ligada ao serviço e à formação, ajudando jovens a discernirem sua vocação e a se prepararem para a missão na Igreja”, destacou. Em 2023, esse percurso o levou ao cargo de Secretário-Geral da Organização dos Agostinianos da América Latina e do Caribe.

Durante a coletiva, também foi explicado que a escolha de um bispo é fruto de um processo longo e reservado, que nasce das necessidades da Igreja. Os nomes são indicados por bispos e passam por consultas conduzidas pela Nunciatura Apostólica, que encaminha as sugestões à Santa Sé. O indicado não tem conhecimento prévio das etapas nem de quem o indicou. Monsenhor Márcio recebeu o anúncio oficial de sua nomeação em 26 de novembro de 2025. “É uma nomeação que, num primeiro momento, assusta, porque eu não estava buscando isso. Ao mesmo tempo, é um novo horizonte que se abre, um desafio muito grande. Se é Deus quem pede, não há como dizer não”, comentou.

A expectativa é de que mais de 500 pessoas, vindas de diversas localidades, participem da celebração. “É um momento histórico para a minha vida e desejo compartilhar essa alegria com todos os cristãos, sejam católicos ou de outras denominações, que se sintam convidados a viver essa comunhão”, ressaltou.

A Prefeitura de Bragança Paulista manifesta reconhecimento e alegria pela nomeação, destacando que Monsenhor Márcio Antônio Vidal de Negreiros, com longa e significativa atuação no município, passa a integrar o episcopado da maior arquidiocese do país, e reafirma seu apoio institucional à Igreja local neste momento de celebração.

Relação com Bragança Paulista

Religioso da Ordem de Santo Agostinho, da Província de Belo Horizonte, Monsenhor Márcio Antônio Vidal de Negreiros tem 57 anos e uma trajetória profundamente marcada pela vida pastoral, formativa e missionária. Natural de Dois Córregos, no interior de São Paulo, iniciou sua caminhada vocacional em Bragança Paulista, no Seminário Menor Santo Agostinho, em 1983. É graduado em Filosofia pela PUC Minas e cursou Teologia na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, da Arquidiocese de São Paulo. Foi ordenado diácono em 1º de maio de 1994 e sacerdote em 5 de novembro do mesmo ano.

Em Bragança Paulista, Monsenhor Márcio Antônio Vidal de Negreiros construiu vínculos sólidos com a comunidade local, especialmente durante os períodos em que atuou como vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Sua presença serena, discreta e acolhedora marcou a vida de muitos paroquianos e contribuiu para o fortalecimento da ação pastoral no município.

Ao falar sobre sua ligação com a cidade, Monsenhor Márcio destacou o significado especial do município em sua história pessoal e vocacional. “Bragança Paulista foi a cidade que me acolheu quando eu tinha 15 anos, para continuar os estudos. Aqui fiz amizades, acompanhei o crescimento da cidade e foi também aqui que recebi a notícia da minha nomeação”, afirmou.

Ordenação episcopal do Monsenhor Márcio Antônio Vidal de Negreiros acontece neste sábado, 24 Foto 02

(Monsenhor Márcio Antônio Vidal de Negreiros, OSA, e Frei Rivandro do Nascimento Silva, OSA)

Ordenação episcopal do Monsenhor Márcio Antônio Vidal de Negreiros acontece neste sábado, 24 Foto 03