Nova subestação Bragança Paulista 3 fortalece a segurança energética

Já está em funcionamento a nova subestação de energia Bragança Paulista 3. A convite da Energisa, o prefeito de Bragança Paulista, Edmir Chedid, visitou a nova subestação de energia Bragança Paulista 3, acompanhado da vice-prefeita Gislene Bueno (Gi Borboleta) e dos secretários municipais Marcus Ivonica (Obras), Mariana Rocha Lima (Planejamento), João Ricardo Caetano (Meio Ambiente), Jorge Romanos Júnior (Especial de Gabinete), Karina Botião (Comunicação) e Paula Jorge, representando a Secretaria de Serviços.

O empreendimento contempla a implantação da nova subestação e de uma linha de distribuição de alta tensão de 138 mil volts. O investimento é de aproximadamente R$ 30 milhões e vai beneficiar cerca de 60 mil pessoas, entre clientes residenciais, comerciais, além de estabelecimentos públicos e privados.

A subestação foi construída em uma área estratégica, com capacidade de potencializar a distribuição de energia para o Shopping Center Bragança, bairros como Santa Luzia, Residencial Euroville, Santa Helena, Bosques da Pedra e Taboão, a Universidade São Francisco, além de regiões rurais como Campo Novo e áreas próximas à Rodovia Fernão Dias.

Durante a visita, o prefeito Edmir Chedid destacou a importância do empreendimento para o município. “É uma obra de grande relevância, feita com o que há de mais moderno em tecnologia, que vai beneficiar a população de diversas regiões da cidade e fortalecer o desenvolvimento de Bragança Paulista”, afirmou.

A nova subestação foi executada de acordo com as mais modernas técnicas de engenharia, atendendo rigorosamente à legislação ambiental e às normas de segurança. Totalmente automatizada, conta com equipamentos de última geração que permitem operações remotas, garantindo mais agilidade e eficiência no sistema, sem a necessidade de deslocamento de equipes em campo.

Segundo o diretor-presidente da Energisa Sul-Sudeste, José Adriano Mendes Silva, a obra amplia a confiabilidade do fornecimento. “Esta subestação é fundamental porque possibilita, em caso de intercorrências em outros pontos da rede, a transferência de carga de forma remota, assegurando a continuidade do fornecimento. O investimento acompanha o crescimento industrial, comercial, residencial e turístico de Bragança Paulista, que vive um momento de franca expansão”, explicou.

Concluída em dezembro de 2025, a subestação Bragança Paulista 3 representa um importante avanço na segurança energética do município.

Nova subestação Bragança Paulista 3 fortalece a segurança energéticaNova subestação Bragança Paulista 3 fortalece a segurança energética (6)Nova subestação Bragança Paulista 3 fortalece a segurança energética (3)Nova subestação Bragança Paulista 3 fortalece a segurança energética (4)Nova subestação Bragança Paulista 3 fortalece a segurança energética (2)