Mais de 14 mil alunos da rede municipal têm aulas normais e Prefeitura conclui pagamentos nesta quarta-feira, 03/12
Desde ontem, 1º de dezembro, a Prefeitura de Bragança Paulista iniciou os pagamentos dos colaboradores que prestam serviços à Secretaria Municipal de Educação por meio das entidades Promove e ICVV.
Até a tarde desta terça-feira, 02 de dezembro, 407 funcionários vinculados à Promove já receberam seus salários, 7 foram devolvidos por divergência de dados e 47 aguardam correção de dados. A Administração Municipal reforça que a conclusão dos pagamentos de todos os profissionais do ICVV está prevista para ocorrer até quarta-feira, dia 3, garantindo segurança e tranquilidade aos trabalhadores da educação, sendo que 51 já foram efetuados e aguardam validação da situação da operação.
Mesmo diante da situação excepcional, o atendimento à população foi amplamente mantido. Hoje, 14.100 dos 15.600 alunos da rede municipal tiveram aulas normalmente, reflexo do comprometimento das equipes escolares e do esforço da Prefeitura.
Cerca de 80% dos colaboradores compreenderam a situação e compareceram ao trabalho, contribuindo para que o funcionamento das unidades ocorresse com mínimo impacto.
No ensino fundamental, todas as aulas transcorreram dentro da normalidade. Nas creches, que atendem quase 3,5 mil crianças, 11% foram afetadas. Já no ensino em tempo integral, todos os alunos receberam atendimento, com impacto registrado somente no período parcial, atingindo 23% das turmas.
Os números demonstram que a maioria dos profissionais reconheceu que a ausência não se justifica e poderia, inclusive, prejudicar o atendimento às crianças, especialmente às que dependem diariamente dos cuidados oferecidos pela rede municipal.
HISTÓRICO DO CASO
Desde a última quinta-feira, 27/11, quando as entidades Promove e ICVV informaram que não efetuariam os pagamentos devido a bloqueios judiciais envolvendo outras prefeituras, a Secretaria Municipal de Educação, junto de uma comissão da Prefeitura, convocou uma reunião para esclarecer a situação aos colaboradores e garantir que os pagamentos seriam assumidos pela Administração Municipal.
Ontem, segunda-feira, 01/12, foi realizada uma audiência entre a Prefeitura de Bragança Paulista com o Ministério Público do Trabalho e a participação de membros do Sindicato Intermunicipal dos Empregados em Instituições Beneficentes, Religiosas e Filantrópicas no Estado de São Paulo (SINDIBENEFICENTE). Ficou acordado que a Prefeitura deve agora também promover as medidas judiciais cabíveis. Além disso, entre as propostas estão a suspensão do repasse direto às entidades e promoção de ação judicial visando o bloqueio dos valores existentes em contas das entidades.
A ata desta reunião, juntamente com uma carta explicativa, foi enviada, para toda a comunidade escolar, com toda transparência que o caso exige.
Com os repasses em pleno andamento, a Prefeitura de Bragança Paulista reitera o compromisso da Administração Municipal com a proteção dos trabalhadores, atuando com transparência e responsabilidade na gestão dos recursos públicos.