GCM apreende balões ilegais e evita riscos ambientais em Bragança Paulista
A Guarda Civil Municipal de Bragança Paulista, em conjunto com a Polícia Militar e demais equipes de segurança, realizou uma operação no último domingo (09/03), para localizar e apreender balões ilegais que sobrevoavam a cidade. A ação teve início após diversas denúncias ao Centro de Controle Operacional (CCO) sobre dois balões avistados na região.
Por volta das 10h, uma equipe da Patrulha Rural Ambiental iniciou buscas no Bairro Boa Vista, onde um dos balões foi visto caindo. Devido à dificuldade de acesso ao local, cercado por montanhas e vegetação densa, não foi possível localizar imediatamente a queda. Paralelamente, uma viatura da Polícia Militar deslocou-se até o Bairro Bom Retiro dos Mourões, onde o segundo balão caiu próximo a uma residência. Ao perceberem a presença da PM, diversas pessoas invadiram a propriedade para recuperar partes do balão, mas fugiram antes da abordagem.
Sem conseguir identificar os responsáveis, as forças de segurança recolheram os destroços do balão e encaminharam ao Plantão Policial. Posteriormente, uma denúncia anônima levou as equipes até uma área de mata fechada no Bairro Boa Vista, onde foi encontrado o primeiro balão, oculto sob galhos e vegetação. Todo o material apreendido foi apresentado à autoridade policial, que determinou a elaboração do Boletim de Ocorrência com base no artigo 42 da Lei 9.605/98, que trata de crimes ambientais relacionados à fabricação, venda, transporte ou soltura de balões, além do artigo 150 do Código Penal, referente à violação de domicílio.
