Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher - Bragança Paulista reforça seu compromisso no combate à violência de gênero
Nesta terça-feira (10/10), a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, relembra um protesto realizado em 1980, no Teatro Municipal de São Paulo, em que mulheres protestaram contra o aumento dos crimes de gênero em todo país.
A partir deste fato, a data ficou conhecida como o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher e tem o objetivo de estimular a reflexão sobre o tema, incentivar as vítimas a buscarem apoio e orientação profissional.
Segundo dados da quarta edição da pesquisa Visível e invisível: a vitimização de mulheres no Brasil, realizada pelo DataFolha e Fórum Brasileiro de Segurança Pública (2023), mais de 18 milhões de mulheres sofreram alguma forma de violência em 2022.
Consciente dos desafios e importância do tema, Bragança Paulista reforça seu compromisso com o combate à violência de gênero. A disseminação de informações busca prevenir, encorajar a denúncia e proporcionar um ambiente acolhedor às mulheres.
A Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres explica que em todo o relacionamento abusivo, existe um ciclo comum de violência. A primeira fase é a da tensão, na sequência a agressão e a "lua de mel", esse ciclo se repete e a violência tende a aumentar. Não nos cabe julgar a vítima, mas entendê-la, apoiá-la e ajudá-la a sair desta situação.
Neste ano, Bragança Paulista deu mais um passo significativo no enfrentamento à violência contra mulher, ao lançar o “Selo Estabelecimento Amigo da Mulher", visando promover um ambiente seguro e acolhedor para as mulheres. As empresas interessadas poderão retirar os cartazes na sede do Fundo Social de Solidariedade (Rua Dr. Freitas, 835, Matadouro). Informações: 4035-0010.
É sempre importante reforçar os locais onde a mulher pode procurar ajuda em Bragança Paulista, sendo:
- Telefones de Emergência 192 e Disque Denúncia 190;
- Fundo Social, localizado na Rua Dr. Freitas, 835, no Matadouro, telefone 4035-0010;
- CREAS, localizado na Rua Dr. José Hermenegildo Pereira Guimarães, 64, Lavapés, telefone 4604-1549;
- Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), na Avenida dos Imigrantes, nº 9, Praça 9 de Julho, Taboão, telefone 4033-3795;
- Secretaria de Segurança e Defesa Civil (Projeto Guardiã da Penha), telefone 153;
- Polícia Civil - Plantão 24 horas, telefone 4034 7420;
- Polícia Militar – Plantão 24 horas pelo telefone 190.