Defesa Civil registra elevado volume de chuvas e atua em ocorrências em diferentes regiões de Bragança Paulista

A Prefeitura Municipal de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil e da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, informa que, entre 7h do dia 9 de fevereiro de 2026 e 7h do dia 10 de fevereiro de 2026, o município registrou 111 mm de precipitação pluviométrica, volume classificado como de forte a muito forte intensidade.

No mesmo período, foi registrada velocidade máxima dos ventos de 15,84 km/h. Os dados foram obtidos a partir das estações pluviométricas instaladas no município, sendo que o maior índice de chuva foi registrado no bairro Jardim do Cedro. O acumulado de precipitações nos últimos três dias totalizou 195,4 mm.

Diante das condições climáticas adversas, a Defesa Civil manteve equipes em prontidão e atuou de forma integrada com a Secretaria Municipal de Serviços, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Mobilidade Urbana, concessionária Energisa e demais órgãos municipais, realizando atendimentos emergenciais, ações preventivas e monitoramento contínuo.

 

Ocorrências registradas

No período, foram atendidas ocorrências de queda de árvores, escorregamento de taludes e deslizamentos de terra, alagamentos em vias públicas, queda de muro e invasão de águas pluviais em imóveis, concentradas nos seguintes locais:

  • Avenida Salvador Markowicz, nas proximidades do Condomínio Santa Helena III, com registro de deslizamento de barranco e queda de árvore;

 

  • Avenida dos Imigrantes, próximo ao Fórum, onde houve deslizamento de barranco com queda de árvore sobre a via pública, atingindo um veículo;

 

  • Avenida Nossa Senhora da Penha, com ocorrência de deslizamento de barranco;

 

  • Avenida Alziro de Oliveira, incluindo o trecho próximo à fábrica de batata e o número 612, com registros de deslizamento de barranco;

 

  • Rua Dr. José Hermenegildo Pereira Guimarães, nº 164 – Vila Gato, onde foi constatado escorregamento de terra com queda de parede no interior do imóvel;

 

  • Rua Dr. Rubens Borba de Moraes, nº 1208 – Residencial Bocaina;

 

  • Rua João Hermenegildo de Oliveira, próximo ao bairro Marina;

 

  • Crispim Marques, Curitibanos e Avenida Atílio Menin, com registros de deslizamento de barranco;

 

  • Avenida 19 de Abril, Avenida Euzébio Savaio (cruzamento com a Avenida Imigrantes), Rua Jerônimo Martins Carreteiro, Rua Antônio da Cruz e Francisco Luizinho Picarelli, com acúmulo de água em via pública;

 

  • Rua São Paulo, nº 166, com queda de muro;

 

  • Rua Malva, onde a água atingiu o quintal do imóvel, e Avenida 19 de Abril, com refluxo de águas pelos ralos e tubulações, oriundas do ribeirão adjacente.

 

Atendimento e situação das vias

A Secretaria Municipal de Serviços atuou com apoio de maquinário pesado no atendimento às ocorrências de deslizamento de barranco, com trabalhos estendidos até aproximadamente 2h da madrugada do dia 10 de fevereiro de 2026. Na maioria dos pontos atendidos, as vias foram liberadas após os trabalhos.

Na Avenida Salvador Markowicz, a via permaneceu parcialmente interditada, em razão da queda de árvore em contato com a fiação elétrica, com risco de energização. O local foi devidamente isolado e permaneceu sob monitoramento, aguardando atendimento da concessionária Energisa para a liberação definitiva.

Na Avenida dos Imigrantes, próximo ao Fórum, o atendimento contou com o apoio da Mobilidade Urbana para organização do tráfego. Não houve vítimas, sendo constatados apenas danos materiais em um veículo.

 

Monitoramento, apoio e contatos de emergência

A Defesa Civil informa que não houve registro de vítimas, sendo verificados apenas danos materiais. As equipes também realizaram vistorias preventivas em áreas previamente mapeadas como de risco e seguem em monitoramento permanente, mantendo estado de alerta diante da possibilidade de novas instabilidades climáticas.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil agradece o apoio da Secretaria Municipal de Serviços, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Mobilidade Urbana, concessionária Energisa e demais órgãos municipais envolvidos nas ações.

Em situações de emergência, a população pode acionar os seguintes contatos:

  • Polícia Militar: 190

  • Corpo de Bombeiros: 193

  • Guarda Civil Municipal (GCM): 153

  • WhatsApp da GCM / Denúncias: (11) 4603-1880

  • Defesa Civil: 199

A Defesa Civil também permanece à disposição da população pelo telefone (11) 4035-6037, presencialmente na Avenida Francisco Samuel Lucchesi Filho, nº 42, ou pelo e-mail [email protected].

RUA TIRADENTES 2RUA SÃO PAULO 166 FOTO 1RUA LUIGI FRANCISCO PICARELLI FOTO 2RUA JERONIMO MARTIN CARRETEIRO 1RUA HERMENEGILDO GUIMARAES 5RUA DOUTOR HERMENEGILDO GUIMARÃES 1RUA ALZIRO DE OLIVEIRA 612 FOTO 3RUA 19 DE ABRIL BOA VONTADEBAIRRO CURITIBANOS 1AVENIDA SALVADOR MARKOWICZ 3AVENIDA SALVADOR MARKOWICZ 2AVENIDA JACOMO SYLVIO PADOVAN 2AVENIDA ATILIO MENIN FOTO 2AVENIDA ANTONIO PIEROTI 702 CASA 3 FOTO 1AVENIDA ANTONIO PIEROTI 702 CASA 2 FOTO 1AVENIDA ANTONIO PIEROTI 702 CASA 1 FOTO 5