Confira os animais que estão esperando um novo lar no Abrigo Municipal
Dezenas de cães e gatos resgatados das ruas estão à espera de uma nova família em Bragança Paulista. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Faros d’Ajuda, realiza um trabalho contínuo de acolhimento, cuidados veterinários, castração e estímulo à adoção responsável por meio do Abrigo Municipal. Os animais disponíveis para adoção estão no canil municipal, situado na ONG Faros d’Ajuda, no endereço Rua Oswaldo Pinto de Moraes, s/n, no Residencial Hípica Jaguari.
O Abrigo Municipal está aberto para visitas de segunda-feira a sábado, inclusive feriados, das 9h às 16h, sem necessidade de agendamento prévio. Para realizar a adoção, é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência, além de passar por uma breve entrevista.
No momento da adoção, a Faros d’Ajuda solicita que os novos tutores levem guia (para cães) ou caixa de transporte estruturada ou de papelão reforçado (para gatos). As residências devem garantir a segurança dos animais e, no caso de gatos em apartamentos, janelas teladas são obrigatórias.
Mais do que um gesto de carinho, a adoção é um compromisso de responsabilidade e respeito à vida. Os novos tutores devem estar cientes dos cuidados necessários com alimentação, saúde e bem-estar do animal ao longo de toda a sua vida. É importante destacar que o Abrigo Municipal não acolhe animais com tutor; caso o responsável não possa mais mantê-lo, cabe a ele encontrar uma nova família adotiva.
Além das adoções permanentes, a Prefeitura incentiva a participação da população no Programa PSA Animal – Pagamentos por Serviços Ambientais: Lar Temporário para Animais. A iniciativa permite que moradores sejam tutores de cães e gatos resgatados por até seis meses ou até a adoção definitiva. Durante o período de acolhimento, são fornecidos ração, vermífugo, desinfetante e suporte técnico pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Os tutores temporários também contam com a divulgação dos animais, ampliando as chances de adoção.
O programa já possui os primeiros participantes e segue aberto a novos interessados, demonstrando a solidariedade dos bragantinos com a causa animal. Quem desejar atuar como lar temporário pode entrar em contato com a Divisão de Bem-Estar Animal (DIBEM) pelos canais:
E-mail: [email protected]
WhatsApp: (11) 4034-6780 – ramal 1672
Adotar é um ato de amor e responsabilidade. Dê a um animal a chance de viver cercado de carinho e proteção.





