Bragança Paulista fortalece articulação institucional com o CAU-SP para ampliar ações de preservação e desenvolvimento urbano
Em reunião realizada nesta quarta-feira, 03 de dezembro de 2025, na sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU-SP), o Secretário Municipal de Habitação, Mateus Cruz, o Secretário Municipal de Obras, Marcus Ivonica, e a assessora Renata Finocchio, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Bragança Paulista, debateram com a presidente do Conselho, Camila Moreno Camargo, e com o conselheiro Rafael Ambrósio sobre o apoio técnico necessário para avançar no processo de preservação da Igreja Santa Cruz dos Enforcados — patrimônio histórico e referência cultural para a comunidade afro-brasileira. Também foram abordados outros temas importantes, como a reforma do Preventório e de outros bens tombados, ações de combate a enchentes, ampliação de áreas de lazer para a população e o Comitê Municipal Intersecretarial sobre Mudanças Climáticas.
Durante o encontro, a comitiva de Bragança Paulista apresentou ao CAU-SP o andamento do processo de desapropriação da Igreja Santa Cruz dos Enforcados, localizada na Rua da Liberdade, e destacou a relevância histórica, urbanística e afetiva do templo para a comunidade afro-brasileira. A Prefeitura busca apoio técnico especializado para garantir que o patrimônio, tombado pelo Decreto nº 13.489/2005, seja preservado e devolvido à comunidade de forma adequada.
A presidente do CAU-SP, Camila Moreno Camargo, explicou que o Conselho dispõe de programas voltados ao apoio e atendimento a municípios, auxiliando na captação de recursos por meio de editais públicos previstos para serem lançados ainda no primeiro semestre de 2026. Ela destacou também a atuação das comissões do Conselho em diferentes áreas, como planejamento urbano, acessibilidade, mobilidade, patrimônio cultural e a Comissão de Políticas Afirmativas (CPAF), à qual o processo da igreja será encaminhado para análise e estudos mais aprofundados.
Outro ponto abordado foi a Escola de Governo, iniciativa do prefeito Edmir Chedid que tem como foco capacitar servidores municipais para aprimorar o atendimento à população e a resolução de demandas públicas. Camila reforçou que o CAU-SP pode contribuir com a oferta de profissionais de arquitetura e urbanismo para apoiar essa iniciativa por meio de formações especializadas. Segundo ela, o CAU-SP também disponibiliza um conjunto de capacitações que auxiliam gestores e equipes técnicas na elaboração de projetos financiáveis.
Foram mencionadas também as dificuldades enfrentadas na reforma da Igreja do Rosário, um dos patrimônios mais significativos de Bragança Paulista e de propriedade da Igreja Católica, cuja obra enfrenta limitações para captação de recursos. Camila ressaltou que os editais — voltados à moradia rural, patrimônio histórico, regularização fundiária, cozinhas solidárias, olarias, entre outros — também poderão apoiar municípios e instituições na viabilização dessas ações.
Os editais, segundo Camila, representam uma ferramenta estratégica para aproximar organizações da sociedade civil de iniciativas públicas destinadas à revitalização urbana e à preservação do patrimônio arquitetônico e cultural, garantindo que esses bens sejam preservados para as futuras gerações.
Esta é mais uma ação que reforça a atuação conjunta da administração municipal, de profissionais de arquitetura e urbanismo e do CAU-SP para promover melhores resultados sociais e econômicos.
