Saúde promove encontro em celebração ao Mês do Orgulho LGBTQIAPN+

Em celebração ao Mês do Orgulho LGBTQIAPN+, a Secretaria Municipal de Saúde convida toda a população para participar de um encontro especial promovido por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e do Serviço de Assistência Especializada (SAE), em parceria com profissionais da Atenção Básica à Saúde, coletivos, entidades parceiras e a comunidade. A atividade propõe um dia de escuta, reflexão e fortalecimento das ações de inclusão no SUS, com foco na valorização da diversidade.

O evento será realizado no dia 26 de junho de 2026, das 9h às 16h, no salão do Centro de Saúde do Lavapés “Dr. Lourenço Quilicci”, localizado na Rua Dona Carolina, s/n, bairro Lavapés. Aberto a todos, o encontro foi construído de forma coletiva e tem como proposta criar um espaço de diálogo, acolhimento e troca de experiências, valorizando diferentes vivências e histórias que contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Ao longo do dia, a programação contará com palestras, rodas de conversa e relatos de vivências, promovendo momentos de reflexão e compartilhamento de experiências. A iniciativa busca fortalecer o cuidado em saúde a partir do respeito às diferenças, da escuta qualificada e da valorização da diversidade como parte essencial das políticas públicas de saúde.

O encontro também reforça a importância da participação da comunidade na construção de novos caminhos, ampliando o diálogo entre usuários, profissionais e coletivos envolvidos na promoção da saúde integral. A proposta é reafirmar direitos, combater preconceitos e incentivar práticas mais humanizadas no atendimento dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

Mais do que um evento, trata-se de um espaço de pertencimento e construção coletiva, onde cada história contribui para fortalecer redes de apoio, cuidado e resistência.

Diversidade, respeito e orgulho: juntos construindo um SUS mais acolhedor e inclusivo para todas as pessoas.