Centro de Educação Socioambiental Sala Verde Pindorama abre para visitação do público
Nesta sexta-feira, dia 21 de março, a partir das 10h, o Centro de Educação Socioambiental Sala Verde Pindorama abre para visitação, na Estação Curitibanos. Na mesma ocasião será lançado o Programa “EcoEduca Bragança”.
Após a obra de reforma e restauro, a antiga Estação Curitibanos tornou-se sede do Centro de Educação Socioambiental Sala Verde Pindorama (Estrada Municipal Aurélio Frias Fernandes, s/nº, bairro Curitibanos). Agora, o Programa EcoEduca Bragança abrirá o espaço para visitação, com o objetivo principal de proporcionar aos visitantes uma vivência enriquecedora sobre ecologia integral, abordando a relação harmoniosa entre a sociedade e o meio ambiente.
A iniciativa busca conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental, promovendo atividades educativas que destacam os recursos naturais de Bragança Paulista.
Nos meses de março e abril, os visitantes serão convidados a refletir sobre a conservação dos recursos hídricos e sua relevância para a qualidade de vida e sustentabilidade local num município produtor de água.
As visitações ocorrerão nos seguintes dias:
Segundas-feiras - Aberto ao público em geral.
Terças-feiras - Exclusivo para grupos previamente agendados pelo WhatsApp 4034- 4542.
Quintas-feiras - Destinado aos alunos das escolas municipais.
A transformação de uma estação ferroviária em desuso em um Centro de Educação Socioambiental é exemplo de como reconciliar desenvolvimento com preservação. A iniciativa reforça a ideia de reaproveitamento e revitalização de espaços, um princípio essencial da sustentabilidade.
A instalação de um Centro de Educação Ambiental (CEA) nas proximidades do Rio Jaguari traz inúmeras vantagens, tanto do ponto de vista pedagógico quanto ambiental. A localização estratégica possibilita o desenvolvimento de atividades voltadas à preservação ambiental. Além disso, os visitantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre a história da estrada de ferro bragantina, pois o espaço representa uma confluência simbólica e prática de valores históricos, culturais e ambientais.