Prefeitura de Bragança Paulista promove reunião sobre turismo náutico e intervenções da Sabesp nas represas paulistas
Nesta quarta-feira (05/11), o Gabinete junto das Secretarias Municipais de Serviços, Meio Ambiente e Cultura e Turismo, promoveram uma reunião com representantes de diversas cidades e órgãos estaduais para discutir os impactos das recentes intervenções da Sabesp nas áreas de turismo náutico e condomínios no entorno das represas paulistas.
O encontro tratou das medidas adotadas pela concessionária em áreas de condomínios e marinas, que têm gerado preocupação entre empresários e gestores públicos quanto aos reflexos econômicos, turísticos e imobiliários. Os municípios defenderam a necessidade de conciliar a preservação dos recursos hídricos com o direito ao lazer, ao turismo e às atividades que movimentam a economia regional.
O Prefeito de Bragança Paulista, Edmir Chedid, que também preside a Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (APRECESP), destacou a importância de articulação regional e de diálogo permanente com a Sabesp. Segundo ele, o momento exige alinhamento entre municípios, empreendedores e o Estado para garantir segurança jurídica e desenvolvimento sustentável. “Foi uma reunião ampla e muito produtiva, com a participação de diversos prefeitos, vereadores, secretários municipais, representantes de marinas e das entidades do setor náutico”, afirmou o chefe do Executivo. “As intervenções recentes da Sabesp, especialmente a remoção de píeres, têm gerado grande apreensão entre empresários e trabalhadores do turismo náutico. Solicitamos esclarecimentos à concessionária e reforçamos que é fundamental preservar a qualidade da água e combater ocupações irregulares, mas sem prejudicar quem atua de forma legal e responsável. Vamos levar esse tema às próximas reuniões da APRECESP, incluindo o encontro de dezembro, com representantes de 78 cidades, para buscarmos soluções conjuntas para todo o Estado”, completou o Prefeito durante o encontro.
A vice-prefeita Gislene Bueno, também ressaltou a importância da mobilização regional promovida pelo encontro. “Conseguimos reunir os municípios afetados e dialogar diretamente com a Sabesp, o que é fundamental para avançarmos com transparência e objetividade”, destacou. “Solicitamos um prazo formal para que a concessionária apresente respostas às dúvidas de Bragança e das demais cidades, sempre alinhando proteção ambiental com o fortalecimento do turismo náutico, que é uma atividade essencial para o desenvolvimento regional”, concluiu a Vice-Prefeita sobre o tema.
Participaram do encontro o prefeito Leodecio Alves de Lima (Vargem); os representantes de Piracaia, Diego Mangolim Acedo e André Rogério; o secretário de Governo Giovane Caffuri, representando o prefeito de Joanópolis; Fernando C. Brilha, representando o prefeito de Mairiporã; e o secretário de Governo de Nazaré Paulista, Murilo Pinheiro, representando a prefeita Professora Guinha.
Também estiveram presentes representantes do Fórum Náutico Paulista, por meio do ex-deputado Marcos Antônio Castello Branco; a Marina Estância Confiança, representada por Sidney Trindade; associações, condomínios, representantes e o engenheiro Guilherme Fiorellini, gerente regional do Crea-SP, além de membros da equipe da Sabesp, representados pelo gerente de Relações Institucionais, Josivan Moreno.
O encontro reforçou o comprometimento de Bragança Paulista e dos municípios da região com a preservação ambiental, o fortalecimento do turismo náutico e a construção de soluções equilibradas que assegurem o desenvolvimento sustentável das represas e de todo o território paulista.
