UPAs de Bragança Paulista seguem com queda nos atendimentos após implantação do Atestado Responsável
Desde a implantação do Atestado Responsável, em 12 de novembro, a Prefeitura de Bragança Paulista vem monitorando não apenas o volume de atendimentos nas UPAs, mas também o impacto direto na agilização do atendimento, que era o principal benefício esperado com a mudança.
As análises das segundas-feiras — sempre comparadas ao dia 10/11, período pré-implantação — mostram uma redução consistente na procura por atendimento adulto: –12,2% em 17/11, –22,3% em 24/11 e –18,2% em 01/12. Mesmo com pequenas oscilações, a demanda permaneceu abaixo do padrão anterior, permitindo maior fluidez no atendimento.
Essa melhoria já pode ser observada nos indicadores de tempo de espera na UPA Bom Jesus, que passou de 3 horas de espera no horário das 16h, para na última segunda (01/12), sem tempo de espera, ou seja, a pessoa ao chegar, já recebia o atendimento. Isso evidencia o ganho de eficiência decorrente da reorganização do fluxo adulto
Outro reflexo positivo foi a redução do tempo de espera para administração de medicamentos após a consulta, favorecida pelo menor volume de casos de baixa complexidade. “Com a diminuição da demanda adulta, esse intervalo passou a ser mais curto e previsível, contribuindo para um atendimento mais rápido e seguro”, disse o Enfermeiro Responsável Técnico da UPA Vila Davi, Allan Roberto Miranda.
Os dados demonstram que o Atestado Responsável tem alcançado seu propósito: qualificar o uso das UPAs, agilizar o atendimento de quem realmente necessita e melhorar o fluxo interno, sem prejuízo ao atendimento pediátrico. O município seguirá acompanhando os indicadores para garantir a continuidade desses avanços.