Prefeitura de Bragança Paulista e Sabesp discutem segurança hídrica do município

Na última quarta-feira (10/09), a Prefeitura de Bragança Paulista recebeu representantes da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para uma reunião no Gabinete Municipal. O principal tema da pauta foi a segurança hídrica da cidade, especialmente diante do período de estiagem.

Participaram do encontro o Prefeito Edmir Chedid, a Vice-Prefeita Gislene Bueno (Gi Borboleta), o Secretário Municipal de Meio Ambiente João Ricardo Guimarães, o Secretário de Serviços André Bozola, o Secretário de Obras Marcus Ivonica, a Secretária de Planejamento Mariana Rocha Lima, a Chefe de Gabinete Ruzibel Sena de Carvalho, além dos representantes da Sabesp: Meunim Rodrigues de Oliveira Júnior (Superintendente), Luiz Felipe Macruz (Gerente de Recursos Hídricos Regionais), Josivan Moreno (Coordenador de Relações Institucionais Regionais) e Valdemir Viana (Diretor Operacional Regional).

Durante a reunião, a Prefeitura buscou esclarecimentos sobre possíveis riscos de desabastecimento de água em razão do baixo nível dos reservatórios. A Sabesp garantiu que Bragança Paulista não corre risco de desabastecimento, em função da proximidade da represa e do volume atual de água armazenado. O reservatório responsável pelo abastecimento está com 32% de sua capacidade, equivalente a 262 milhões de metros cúbicos, o dobro do necessário para atender a demanda do município. Segundo a Sabesp, mesmo com o índice mais baixo desde 2014, o nível ainda é considerado satisfatório.

Além da segurança hídrica, o encontro tratou de demandas apresentadas pela Prefeitura, como casos de extravasamento de rede de esgoto, poluição em cursos d’água e reclamações sobre água com coloração alterada na rede de distribuição. Os representantes da Sabesp apresentaram justificativas e encaminhamentos para cada situação.

Ao final, ficou definido que serão estabelecidas parcerias entre a Prefeitura e a Sabesp para intensificar o combate a ligações clandestinas de esgoto, reduzindo impactos ambientais e melhorando a qualidade dos recursos hídricos na cidade.