Bragança Paulista apresenta o PAC Mobilidade 2025 e projeto de requalificação viária da Avenida Antônio Pires Pimentel
A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, apresenta o PAC Mobilidade 2025, um projeto estratégico que marca um novo ciclo de investimentos em infraestrutura, transporte público e mobilidade urbana. A proposta integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, voltado a pequenas e médias cidades, e coloca Bragança Paulista entre os municípios contemplados com financiamento para modernização da mobilidade.
O projeto envolve três eixos principais de ação:
- Requalificação dos terminais urbanos Manuel José Rodrigues (Praça da Poesia) e João Solis Garcia (Rodoviária Velha);
- Implantação de 194 novos abrigos metálicos acessíveis e tecnológicos em pontos de ônibus;
- Reorganização e requalificação da Avenida Antônio Pires Pimentel, com faixa reversível e melhorias de sinalização, segurança e fluidez.
O valor total do investimento é de R$ 21.214.000,00, sendo R$ 20.004.000,00 financiados e R$ 1.210.000,00 de contrapartida municipal, com taxa de juros de 9,5% ao ano, prazo de 20 anos e carência de dois anos. O financiamento depende de aprovação da Câmara Municipal e posterior autorização da Caixa Econômica Federal.
Reforma e modernização dos terminais urbanos
Terminal Urbano Turístico Manuel José Rodrigues (Praça da Poesia)
O terminal da Praça da Poesia receberá uma ampla modernização estrutural, operacional e visual. As obras incluem:
- Melhoria da acessibilidade com rampas, piso tátil e novas plataformas;
- Troca do pavimento asfáltico por concreto, ampliando a durabilidade e a capacidade de carga;
- Construção de nova plataforma para duas linhas adicionais, expandindo a capacidade de atendimento;
- Criação de áreas de espera com cobertura e mobiliário urbano adequado;
- Implantação de jardim e paisagismo, tornando o espaço mais agradável e seguro;
- Instalação de Centro de Controle Operacional (CCO) para monitoramento das operações em tempo real;
- Criação de sistema digital de informações aos usuários, com painéis eletrônicos e conectividade;
- Interligação cicloviária com a Ciclovia Paulo Mário (Av. dos Imigrantes);
- Implantação de bicicletário e paraciclos, incentivando o transporte sustentável.
Atualmente, o terminal atende 13 linhas de ônibus e movimenta cerca de 2.027 passageiros por dia, o que representa aproximadamente 48.600 passageiros por mês. A requalificação garantirá mais conforto, segurança e eficiência operacional, fortalecendo o papel do terminal como ponto turístico e de integração urbana.
Terminal Rodoviário Urbano João Solis Garcia (Rodoviária Velha)
O terminal urbano localizado na Rodoviária Velha também passará por reforma completa e reconfiguração funcional. O projeto prevê:
- Controle e drenagem de águas pluviais, com implantação de estrutura tipo “piscinão” para evitar alagamentos;
- Remodelagem e ampliação da área de plataformas, aumentando a capacidade para 10 ônibus em espera simultaneamente;
- Realocação e ampliação da área comercial para o primeiro andar, com nova galeria integrada às plataformas;
- Implantação de Centro de Controle Operacional (CCO) e instalação de câmeras de monitoramento;
- Criação de bicicletário e paraciclos;
- Construção de base estrutural para futuro edifício garagem de três andares, com capacidade estimada de 400 vagas;
- Preparação para futura passarela de ligação com o Mercado Municipal, conforme previsto no Plano de Mobilidade de 2018;
- Melhoria da acessibilidade, iluminação e sinalização interna.
O terminal atende 14 linhas urbanas, transportando 1.662 passageiros por dia e quase 40 mil passageiros por mês. A reforma requalificará toda a região, com valorização comercial e urbana, além de integração direta com o Mercado Municipal e o futuro edifício garagem.
Implantação de 194 novos abrigos metálicos com tecnologia e acessibilidade
O projeto contempla a instalação de 194 abrigos metálicos modernos em pontos estratégicos do transporte coletivo urbano. Os novos abrigos terão:
- Estrutura metálica padronizada com cobertura ampliada;
- Iluminação em LED;
- Câmeras de monitoramento integradas ao CCO;
- Rede wi-fi gratuita e canal de comunicação com usuários;
- Informações de horário e linha em tempo real;
- Acessibilidade universal, com espaço adequado para cadeirantes, rampas e piso nivelado.
A implantação se concentrará nas três linhas com maior volume de passageiros:
- Linha 112 – Parque dos Estados,
- Linha 118 – Jardim Iguatemi,
- Linha 122 – Henedina Cortez.
Essas três linhas atendem cerca de 5.553 passageiros por dia, o que equivale a 1,9 milhão de usuários por ano, representando mais de 50% da demanda do sistema de transporte público urbano.
Atualmente, Bragança Paulista possui 847 pontos de parada, sendo 196 com abrigo e 606 sem cobertura. Com os novos equipamentos e contrapartidas da empresa concessionária, o município passará a contar com cerca de 300 abrigos no novo padrão, ampliando a cobertura e a segurança em toda a malha urbana.
Requalificação viária da Avenida Antônio Pires Pimentel
Como parte do conjunto de ações do PAC Mobilidade 2025, o município desenvolverá a requalificação completa da Avenida Antônio Pires Pimentel, eixo central da cidade e uma das vias mais movimentadas de Bragança Paulista. O objetivo é melhorar o fluxo de veículos, aumentar a segurança viária e priorizar o transporte coletivo.
Situação atual
Atualmente, a avenida possui:
- Uma faixa de rolamento por sentido;
- Estacionamento em ambos os lados;
- Zona Azul das 8h às 18h (segunda a sexta) e das 8h às 13h (sábado);
- Alta concentração de tráfego e transporte público — chegando a 62 ônibus por hora no sentido Lavapés no horário de pico.
Situação proposta
A proposta de requalificação prevê:
- Faixa reversível preferencial para ônibus no sentido Lavapés, funcionando de segunda a sexta, das 16h às 19h;
- Duas faixas permanentes no sentido Lago;
- Uma faixa permanente e uma reversível no sentido Lavapés;
- Zona Azul ajustada: das 8h às 18h no sentido Lago e das 8h às 16h no sentido Lavapés;
- Readequação do estacionamento físico em um dos lados;
- Proibição de estacionamento em aproximações semafóricas e trechos estreitos;
- Implantação de nova sinalização horizontal e vertical, travessias elevadas e semáforos sincronizados;
- Melhoria da travessia de pedestres e redução de velocidade média dos veículos, garantindo mais segurança;
- Otimização dos acessos entre a Travessa Carlos Gomes, o Mercado Municipal e a Rua Dr. Freitas.
A reorganização viária da Pires Pimentel será integrada ao futuro edifício garagem e à nova configuração da Rodoviária Velha, reduzindo a necessidade de vagas em via pública e melhorando o fluxo de transporte coletivo e de carga e descarga para o comércio central.
Aspectos institucionais e ambientais
O projeto do PAC Mobilidade 2025 segue todas as diretrizes do Plano de Mobilidade Urbana e apresenta situação ambiental favorável, com:
- Ausência de impacto sobre áreas tombadas ou de preservação;
- Licenças ambientais simplificadas;
- Utilização de áreas públicas existentes (calçadas e terminais consolidados);
- Adequação aos parâmetros de acessibilidade, sustentabilidade e eficiência energética.
A proposta está classificada e habilitada no PAC Mobilidade 2025 e, após as etapas de aprovação legislativa e financeira, seguirá para elaboração do projeto executivo e licitação das obras, previstas para início em 2026.
Impactos esperados e integração com outros programas municipais
O PAC Mobilidade 2025 está inserido dentro do Programa Bragança + Mobilidade, que integra diversas ações estratégicas do Governo Municipal, como o Programa Tarifa Zero, a reorganização das linhas do transporte coletivo, o incentivo ao uso da bicicleta e a valorização da região central.
As obras previstas irão proporcionar:
- Melhoria da eficiência e regularidade do transporte coletivo;
- Redução do tempo de deslocamento e aumento da segurança viária;
- Valorização urbana e comercial da área central;
- Ampliação da cobertura de abrigos e pontos de parada;
- Modernização dos terminais e integração com outros modais;
- Redução de alagamentos e melhoria da drenagem;
- Fortalecimento do turismo urbano e do comércio local.
Com essas ações, Bragança Paulista dá mais um passo rumo a uma cidade moderna, acessível, segura e sustentável, consolidando uma nova etapa de planejamento urbano e mobilidade para os próximos anos.