Bragança Paulista apresenta o PAC Mobilidade 2025 e projeto de requalificação viária da Avenida Antônio Pires Pimentel

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, apresenta o PAC Mobilidade 2025, um projeto estratégico que marca um novo ciclo de investimentos em infraestrutura, transporte público e mobilidade urbana. A proposta integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, voltado a pequenas e médias cidades, e coloca Bragança Paulista entre os municípios contemplados com financiamento para modernização da mobilidade.

O projeto envolve três eixos principais de ação:

  1. Requalificação dos terminais urbanos Manuel José Rodrigues (Praça da Poesia) e João Solis Garcia (Rodoviária Velha);
  2. Implantação de 194 novos abrigos metálicos acessíveis e tecnológicos em pontos de ônibus;
  3. Reorganização e requalificação da Avenida Antônio Pires Pimentel, com faixa reversível e melhorias de sinalização, segurança e fluidez.

O valor total do investimento é de R$ 21.214.000,00, sendo R$ 20.004.000,00 financiados e R$ 1.210.000,00 de contrapartida municipal, com taxa de juros de 9,5% ao ano, prazo de 20 anos e carência de dois anos. O financiamento depende de aprovação da Câmara Municipal e posterior autorização da Caixa Econômica Federal.

 

Reforma e modernização dos terminais urbanos

Terminal Urbano Turístico Manuel José Rodrigues (Praça da Poesia)

O terminal da Praça da Poesia receberá uma ampla modernização estrutural, operacional e visual. As obras incluem:

  • Melhoria da acessibilidade com rampas, piso tátil e novas plataformas;
  • Troca do pavimento asfáltico por concreto, ampliando a durabilidade e a capacidade de carga;
  • Construção de nova plataforma para duas linhas adicionais, expandindo a capacidade de atendimento;
  • Criação de áreas de espera com cobertura e mobiliário urbano adequado;
  • Implantação de jardim e paisagismo, tornando o espaço mais agradável e seguro;
  • Instalação de Centro de Controle Operacional (CCO) para monitoramento das operações em tempo real;
  • Criação de sistema digital de informações aos usuários, com painéis eletrônicos e conectividade;
  • Interligação cicloviária com a Ciclovia Paulo Mário (Av. dos Imigrantes);
  • Implantação de bicicletário e paraciclos, incentivando o transporte sustentável.

Atualmente, o terminal atende 13 linhas de ônibus e movimenta cerca de 2.027 passageiros por dia, o que representa aproximadamente 48.600 passageiros por mês. A requalificação garantirá mais conforto, segurança e eficiência operacional, fortalecendo o papel do terminal como ponto turístico e de integração urbana.

 

Terminal Rodoviário Urbano João Solis Garcia (Rodoviária Velha)

O terminal urbano localizado na Rodoviária Velha também passará por reforma completa e reconfiguração funcional. O projeto prevê:

  • Controle e drenagem de águas pluviais, com implantação de estrutura tipo “piscinão” para evitar alagamentos;
  • Remodelagem e ampliação da área de plataformas, aumentando a capacidade para 10 ônibus em espera simultaneamente;
  • Realocação e ampliação da área comercial para o primeiro andar, com nova galeria integrada às plataformas;
  • Implantação de Centro de Controle Operacional (CCO) e instalação de câmeras de monitoramento;
  • Criação de bicicletário e paraciclos;
  • Construção de base estrutural para futuro edifício garagem de três andares, com capacidade estimada de 400 vagas;
  • Preparação para futura passarela de ligação com o Mercado Municipal, conforme previsto no Plano de Mobilidade de 2018;
  • Melhoria da acessibilidade, iluminação e sinalização interna.

O terminal atende 14 linhas urbanas, transportando 1.662 passageiros por dia e quase 40 mil passageiros por mês. A reforma requalificará toda a região, com valorização comercial e urbana, além de integração direta com o Mercado Municipal e o futuro edifício garagem.

 

Implantação de 194 novos abrigos metálicos com tecnologia e acessibilidade

O projeto contempla a instalação de 194 abrigos metálicos modernos em pontos estratégicos do transporte coletivo urbano. Os novos abrigos terão:

  • Estrutura metálica padronizada com cobertura ampliada;
  • Iluminação em LED;
  • Câmeras de monitoramento integradas ao CCO;
  • Rede wi-fi gratuita e canal de comunicação com usuários;
  • Informações de horário e linha em tempo real;
  • Acessibilidade universal, com espaço adequado para cadeirantes, rampas e piso nivelado.

A implantação se concentrará nas três linhas com maior volume de passageiros:

  • Linha 112 – Parque dos Estados,
  • Linha 118 – Jardim Iguatemi,
  • Linha 122 – Henedina Cortez.

Essas três linhas atendem cerca de 5.553 passageiros por dia, o que equivale a 1,9 milhão de usuários por ano, representando mais de 50% da demanda do sistema de transporte público urbano.

Atualmente, Bragança Paulista possui 847 pontos de parada, sendo 196 com abrigo e 606 sem cobertura. Com os novos equipamentos e contrapartidas da empresa concessionária, o município passará a contar com cerca de 300 abrigos no novo padrão, ampliando a cobertura e a segurança em toda a malha urbana.

 

Requalificação viária da Avenida Antônio Pires Pimentel

Como parte do conjunto de ações do PAC Mobilidade 2025, o município desenvolverá a requalificação completa da Avenida Antônio Pires Pimentel, eixo central da cidade e uma das vias mais movimentadas de Bragança Paulista. O objetivo é melhorar o fluxo de veículos, aumentar a segurança viária e priorizar o transporte coletivo.

Situação atual

Atualmente, a avenida possui:

  • Uma faixa de rolamento por sentido;
  • Estacionamento em ambos os lados;
  • Zona Azul das 8h às 18h (segunda a sexta) e das 8h às 13h (sábado);
  • Alta concentração de tráfego e transporte público — chegando a 62 ônibus por hora no sentido Lavapés no horário de pico.

Situação proposta

A proposta de requalificação prevê:

  • Faixa reversível preferencial para ônibus no sentido Lavapés, funcionando de segunda a sexta, das 16h às 19h;
  • Duas faixas permanentes no sentido Lago;
  • Uma faixa permanente e uma reversível no sentido Lavapés;
  • Zona Azul ajustada: das 8h às 18h no sentido Lago e das 8h às 16h no sentido Lavapés;
  • Readequação do estacionamento físico em um dos lados;
  • Proibição de estacionamento em aproximações semafóricas e trechos estreitos;
  • Implantação de nova sinalização horizontal e vertical, travessias elevadas e semáforos sincronizados;
  • Melhoria da travessia de pedestres e redução de velocidade média dos veículos, garantindo mais segurança;
  • Otimização dos acessos entre a Travessa Carlos Gomes, o Mercado Municipal e a Rua Dr. Freitas.

A reorganização viária da Pires Pimentel será integrada ao futuro edifício garagem e à nova configuração da Rodoviária Velha, reduzindo a necessidade de vagas em via pública e melhorando o fluxo de transporte coletivo e de carga e descarga para o comércio central.

 

Aspectos institucionais e ambientais

O projeto do PAC Mobilidade 2025 segue todas as diretrizes do Plano de Mobilidade Urbana e apresenta situação ambiental favorável, com:

  • Ausência de impacto sobre áreas tombadas ou de preservação;
  • Licenças ambientais simplificadas;
  • Utilização de áreas públicas existentes (calçadas e terminais consolidados);
  • Adequação aos parâmetros de acessibilidade, sustentabilidade e eficiência energética.

A proposta está classificada e habilitada no PAC Mobilidade 2025 e, após as etapas de aprovação legislativa e financeira, seguirá para elaboração do projeto executivo e licitação das obras, previstas para início em 2026.

 

Impactos esperados e integração com outros programas municipais

O PAC Mobilidade 2025 está inserido dentro do Programa Bragança + Mobilidade, que integra diversas ações estratégicas do Governo Municipal, como o Programa Tarifa Zero, a reorganização das linhas do transporte coletivo, o incentivo ao uso da bicicleta e a valorização da região central.

As obras previstas irão proporcionar:

  • Melhoria da eficiência e regularidade do transporte coletivo;
  • Redução do tempo de deslocamento e aumento da segurança viária;
  • Valorização urbana e comercial da área central;
  • Ampliação da cobertura de abrigos e pontos de parada;
  • Modernização dos terminais e integração com outros modais;
  • Redução de alagamentos e melhoria da drenagem;
  • Fortalecimento do turismo urbano e do comércio local.

Com essas ações, Bragança Paulista dá mais um passo rumo a uma cidade moderna, acessível, segura e sustentável, consolidando uma nova etapa de planejamento urbano e mobilidade para os próximos anos.

 

Abrigos Metálicos Abrigos Metálicos TERMINAL RODOVIÁRIO URBANO JOÃO SÓLIS GARCIA TERMINAL RODOVIÁRIO URBANO JOÃO SÓLIS GARCIA TERMINAL URBANO TURÍSTICO MANUEL JOSÉ RODRIGUES - ATUAL TERMINAL URBANO TURÍSTICO MANUEL JOSÉ RODRIGUES - NOVO