Prefeitura contrata empresa para triagem e retirada de resíduos do Ecoponto

Jogar lixo e entulho em ruas, calçadas, terrenos e vias públicas causa sérios danos ao meio ambiente e colabora com a proliferação de inúmeras doenças, além de atrair insetos e animais peçonhentos. Atualmente, a cidade conta com o Ecoponto, um local adequado para que os munícipes possam descartar corretamente seus resíduos.

Na última semana, foram iniciados os serviços de triagem e retirada de resíduos do local, através de empresa contratada pela Prefeitura. Cerca de 23 caminhões de podas e 4 caçambas de madeira já passaram pelo processo e foram retirados do Ecoponto.

O espaço localizado no Posto de Monta, apresenta área de transbordo e triagem de pequeno porte, destinadas à entrega voluntária de pequenas quantidades de resíduos de construção civil (até 1,0m³ por semana e limitados a 3,0m³ por mês por imóvel), resíduos volumosos, verdes e materiais recicláveis integrantes do sistema público de limpeza urbana, inclusive dos programas de coleta seletiva - coleta de pequenas quantidades de entulhos, materiais recicláveis, lixo eletrônico, coleta de óleo usado, podas e volumoso.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, novos estudos estão sendo realizados para melhor utilização do espaço. Uma das ideias é a implantação de caçambas, para que os resíduos não sejam despejados no chão e também não gere acúmulo, proporcionando uma melhor organização. Além disso, a Prefeitura pede a colaboração da população para que não deixe os resíduos em frente ao local, levando os seus resíduos apenas dentro do horário de funcionamento.

Lembrando que, o descarte irregular, uma vez que cause danos ao meio ambiente ou à saúde pública, é considerado um crime, passível de penalidades, conforme a Lei nº 9.605 de fevereiro de 1998, na seção III da poluição e outros crimes ambientais. Por sua vez, o município conta com a Lei Municipal nº 4.732 de junho de 2020, que institui o Sistema de Gestão Sustentável de Resíduos da Construção Civil e Resíduos Volumosos, de acordo com o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) nº 307/2002, que regulamenta as maneiras adequadas para tratar e descartar cada tipo de resíduo.

O Ecoponto funciona de segunda a sábado, das 8h às 17h. O acesso é pela Avenida Dr. Adriano Marrey Júnior. Mais informações na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pelo telefone (11) 4033-1870 ou (11) 4034-6780.