Bragança Paulista  lança Plano de Prevenção e Ações  durante período de alerta de chuvas

O Comitê Municipal Intersecretarial sobre Mudanças Climáticas de Bragança Paulista se reuniu nesta sexta-feira (07/11), no Gabinete do Municipal, para organizar ações preventivas frente ao alerta de tempestades fortes emitido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo. O encontro teve como objetivo definir o plano operacional de prevenção e enfrentamento durante o período de maior risco, entre os dias 7 e 9 de novembro, em razão da formação de um ciclone extratropical na costa da Região Sudeste. Durante a reunião, foram discutidas medidas de monitoramento de áreas de risco, identificação de pontos suscetíveis a alagamentos, deslizamentos e queda de árvores, além da organização das equipes de pronto atendimento para emergências. O Comitê foi instituído em julho de 2025, pelo Decreto nº 4.753/2025 e nomeado pela Portaria nº 13.417/2025.

Coordenado pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente, João Ricardo Guimarães Caetano, participaram da reunião o Prefeito Edmir Chedid; a Vice-Prefeita Gislene Bueno (Gi Borboleta); a Chefe de Gabinete, Ruzibel Sena de Carvalho; o Secretário de Serviços, André Bozola; a servidora Paula Jorge dos Santos; a Secretária Municipal de Planejamento, Mariana da Rocha Lima; a Comandante da Guarda Civil Municipal, Andrea Aparecida da Silva Cardoso; o Secretário de Governo, Desenvolvimento Econômico e Inovação, André Elesbão; a Chefe de Coordenação Geral do SAMU, Rosicléia Bender Ferreira Franchi; a Secretária de Educação em exercício, Rosângela Aparecida Rodrigues Gonçalves; o Secretário de Desenvolvimento dos Agronegócios, Leonardo Godoi Paes; o Secretário de Mobilidade Urbana, Dorival Francisco Bertin; e o Secretário de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS): Marcos Roberto dos Santos.

 

Alertas e recomendações à população
A Defesa Civil do Estado prevê chuvas intensas, descargas elétricas, possibilidade de granizo e rajadas de vento de até 100 km/h para a região, incluindo Bragança Paulista. Diante disso, a Prefeitura reforça as seguintes orientações à população: evite áreas arborizadas e não estacione veículos sob árvores; recolha objetos soltos em varandas e quintais; durante tempestades, evite áreas abertas, estruturas metálicas e contato com água; nunca atravesse áreas alagadas; e, em caso de emergência, acione a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193). É possível também cadastrar o CEP para receber alertas da Defesa Civil do Estado pelo SMS 40199.

 

Ações preventivas setoriais
O Comitê também apresentou o planejamento preventivo e de suporte que será acionado durante a vigência do alerta, com a mobilização de equipes técnicas de diversas secretarias municipais. Cada secretaria já está preparada para atuar conforme suas atribuições, garantindo segurança, assistência e pronta resposta à população. A Secretaria de Saúde permanece em alerta, com equipes de sobreaviso para atendimentos emergenciais. A Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS) atuará com equipe técnica de assistência social de plantão e equipe de acolhimento emergencial, oferecendo apoio às famílias atingidas, distribuição de cestas básicas, kits de higiene e suporte a eventuais abrigamentos.
A Secretaria Municipal de Serviços está com seus motoristas, operadores de máquinas e equipes operacionais mobilizados para remoção de árvores, limpeza emergencial de vias e apoio com maquinário. A Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer colocou seus ginásios e equipes à disposição para uso como abrigos temporários, caso necessário, garantindo estrutura adequada para acolhimento da população.
Na área de segurança, a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil coordena a atuação conjunta da Defesa Civil Municipal e da Guarda Civil. A Defesa Civil permanece em monitoramento constante das áreas de risco, com agentes de campo preparados para resposta imediata, articulação intersetorial e orientação direta à população. A Guarda Civil Municipal dará apoio às ocorrências, reforçará o patrulhamento em pontos críticos, garantirá a ordem pública, auxiliará no controle de trânsito, protegerá locais de abrigamento e atenderá emergências pelo número 153. As equipes estão de prontidão para atuarem conforme a necessidade, visando agilidade na resposta e segurança da população.
O Comitê orienta ainda as medidas específicas que podem ser adotadas por diferentes setores: hotéis e pousadas devem recolher móveis e enfeites externos, trancar janelas e portas, revisar árvores internas e áreas de estacionamento, testar geradores e lanternas e enviar avisos de segurança aos hóspedes. Comércios e restaurantes devem baixar toldos, recolher mesas externas, reforçar vitrines, desligar letreiros luminosos durante as rajadas de vento e preparar um plano offline para atendimento e registro de vendas. Já condomínios e obras devem travar andaimes, remover entulhos soltos, reforçar coberturas e telhas e orientar moradores a não utilizarem elevadores durante ventos fortes.

 

Contatos de emergência
Durante o período de alerta, a população deve ficar atenta e manter os contatos de emergência à mão: Defesa Civil Municipal (11) 4035-6037 / 199; Corpo de Bombeiros 193; Guarda Civil Municipal 153 / WhatsApp 4603-1880 / Telefone 4035-7474; Polícia Militar 190; e SAMU 192. Em caso de cabos de energia caídos, mantenha-se dentro do veículo sem tocar partes metálicas e acione imediatamente a distribuidora de energia pelos canais 0800 70 10 326, aplicativo Energisa On ou WhatsApp (18) 99120-3365.
A Prefeitura reforça que todas as informações oficiais sobre o alerta e medidas de prevenção serão atualizadas em seus canais: site braganca.sp.gov.br e redes sociais Instagram e Facebook @prefeituradebragancapaulista.