Abertura oficial dos 66º Jogos Regionais de Bragança Paulista será no dia 19 de julho na Arena do Lago
Os 66º Jogos Regionais da IV Região Esportiva do Estado de São Paulo acontecem em Bragança Paulista e a abertura oficial será no próximo dia 19 de julho, às 18h30, na Arena do Lago do Taboão. O evento é uma organização da Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, Esportes e Lazer (SEMJEL) e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ).
Vão disputar os Jogos Regionais 49 municípios inscritos e serão disputadas as seguintes modalidades: atletismo, badminton, basquetebol, biribol, bocha, capoeira, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, malha, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez. A canoagem foi escolhida como modalidade extra pelos organizadores locais em conjunto com a SELJ.
Os municípios participantes são: Aguaí, Águas da Prata, Águas de Lindóia, Americana, Amparo, Araras, Arthur Nogueira, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Campinas, Casa Branca, Cordeirópolis, Cosmópolis, Elias Fausto, Engenheiro Coelho, Espírito Santo do Pinhal, Hortolândia, Indaiatuba, Iracemápolis, Itapira, Itatiba, Jaguariúna, Leme, Limeira, Mococa, Monte Mor, Mogi Guaçu, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Pinhalzinho, Piracaia, Rio Claro, Santa Bárbara d'Oeste, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Gertrudes, Santo Antônio do Jardim, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, Serra Negra, Socorro, Sumaré, Tambaú, Tapiratiba, Valinhos, Vargem Grande do Sul e Vinhedo.
A competição reúne os municípios da 4ª Região Esportiva do Estado de São Paulo e deve contar com a presença de aproximadamente 8.000 pessoas, entre atletas, diretores, treinadores e colaboradores de 55 municípios do Estado de São Paulo.
A homologação dos Jogos Regionais foi publicada no Diário Oficial do Estado em março deste ano e, em publicação de 05 de junho de 2024, a Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Juventude (SELJ) foi autorizada a firmar um convênio com a Prefeitura de Bragança Paulista no valor de R$ 771.375,00 para custear o evento.
A escolha das cidades sedes são realizadas durante os Jogos Regionais do ano anterior. A escolha da cidade sede para a realização dos jogos da 4ª Região Esportiva ficou esvaziada, sem novas candidaturas, restando, naquela ocasião, a repetição de Mococa, município que já sediou os Jogos de 2023 e teria como obrigação a realização no ano seguinte por falta de novas opções.
Na ocasião, o Prefeito de Bragança Paulista entrou em contato com o Prefeito de Mococa, o qual informou que existia a possibilidade da desistência de sua cidade em ser a sede novamente, abrindo, neste caso, espaço para Bragança Paulista receber uma das mais tradicionais e importantes competições do calendário oficial do Governo do Estado de São Paulo, movimentando atletas, técnicos, dirigentes e a população em geral.
A atual Administração tem investido constantemente no esporte e tem total infraestrutura esportiva para todas as modalidades dos Jogos Regionais. Município conta com cerca de 100 escolas nas redes municipal e estadual, disponíveis para alojamento das delegações, além de fartos locais para montagem de Comitê Dirigente e de Imprensa.
Bragança Paulista já tem know-how no recebimento de grandes eventos, haja vista as competições realizadas no município pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Federação Paulista de Futebol (FPF), Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL). Bragança Paulista também já foi sede dos Jogos Regionais no passado e de dois Jogos Abertos. Cidade tem toda a infraestrutura e experiência para receber novamente uma competição deste porte.
Os Jogos Regionais são realizados em oito regiões esportivas do Estado e são classificatórios aos Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni”. Além do esporte, os Jogos Regionais movimentam a economia das cidades-sede, com a presença de atletas, técnicos, jornalistas e centenas de profissionais das mais diversas áreas, além dos torcedores.