Bragança Paulista se destaca em Consultoria do SEBRAE sobre Gestão do Turismo
Município obtém resultado acima da média estadual e reforça compromisso da atual Administração com o desenvolvimento turístico e econômico sustentável.
Bragança Paulista vem se consolidando como um dos municípios mais promissores do Estado de São Paulo no fortalecimento da gestão pública voltada ao turismo. Nesta terça-feira (04/11), representantes do SEBRAE estiveram reunidos com os Secretários Cléber Centini Cassali (Cultura e Turismo) e André Elesbão (Governo e Desenvolvimento Econômico e Inovação), para a devolutiva da Consultoria de Diagnóstico da Estrutura de Gestão do Turismo, realizada ao longo de 30 dias no município.
O estudo integra as ações do Programa Cidade Empreendedora e teve como foco o projeto Bragança Paulista Destino Turístico Inteligente (DTI). A iniciativa analisou processos, estratégias e práticas da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) e da Secretaria de Governo e Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMGDEI), com o objetivo de identificar pontos fortes e oportunidades de aprimoramento na estrutura de gestão do turismo local.
Segundo o consultor do SEBRAE, Ivan da Cruz, foram realizadas seis reuniões presenciais, além de pesquisas de campo, levantamentos técnicos e relatórios detalhados que abordaram dimensões como sustentabilidade, acessibilidade, tecnologia, economia, aspectos sociais e ambientais. O diagnóstico destacou o excelente desempenho de Bragança Paulista, que alcançou nota 60 numa escala de 0 a 100, superando a média estadual de 44,67.
Entre os destaques da avaliação, Bragança apresentou resultados expressivos nas dimensões:
- Governança: 78 (média estadual: 55)
- Sustentabilidade Ambiental: 75,8 (média: 60)
- Sustentabilidade Social: 65 (média: 45,3)
- Sustentabilidade Econômica: 60 (média: 45,7)
- Tecnologia: 50 (média: 32,1)
Esses números demonstram que o município está no caminho certo rumo à consolidação como Destino Turístico Inteligente, sustentável e competitivo, alinhado à agenda estadual do SEBRAE e ao Programa ESG Bragança, que integra diversas ações voltadas ao desenvolvimento econômico, educação, agronegócios, inclusão produtiva e turismo.
De acordo com o Gerente Regional do SEBRAE, Fábio de Paula Augusto, Bragança Paulista surpreendeu positivamente pelos resultados acima da média:
“A grata surpresa é que Bragança Paulista se destacou entre os municípios avaliados em todo o Estado. A atual Administração, sob a liderança do Prefeito Edmir Chedid e da Vice-prefeita Gislene Bueno, tem demonstrado grande empenho em fortalecer o empreendedorismo e o turismo. O SEBRAE vem acompanhando esse avanço e reconhece o esforço da gestão municipal em investir em uma equipe técnica qualificada e comprometida com o desenvolvimento.”
Fábio destacou ainda que o trabalho conjunto entre o poder público e o SEBRAE contribui diretamente para a criação de um ambiente favorável aos negócios e ao turismo sustentável: “Bragança Paulista tem potencial turístico extraordinário, integra a Região Turística Entre Serras e Águas e está estrategicamente próxima da Capital. O desafio agora é continuar avançando na estruturação técnica e legal para consolidar-se como um destino competitivo e sustentável.”
A reunião, realizada na sala do Átrio da Secretaria de Cultura e Turismo, contou também com a presença dos consultores do SEBRAE Érika Miguel e Samuel Aguiar de Castro e Souza, além do Chefe da Divisão de Turismo Raul Lencine, Gabriel Alves (Indústria e Comércio), Larissa Silveira (Assessora de Departamento) e Cláudio de Moraes (Assessor de Gabinete).
O Secretário Cléber Centini Cassali ressaltou que o diagnóstico apresentado pelo SEBRAE é um importante instrumento para o planejamento das próximas ações da pasta: “Esses resultados reforçam que estamos no caminho certo. O trabalho da Administração do Prefeito Edmir Chedid é pautado pela inovação, pela gestão eficiente e pela valorização do turismo como vetor de desenvolvimento econômico e social. Vamos seguir aprimorando as políticas públicas e os projetos que consolidam Bragança como um destino de referência no Estado.”
O Secretário André Elesbão, titular da Secretaria Municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMGDEI), destacou a relevância do encontro e os avanços obtidos com o diagnóstico: “Estivemos reunidos com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e com o SEBRAE Jundiaí na apresentação do Diagnóstico do Turismo Inteligente, desenvolvido em Bragança Paulista com o envolvimento do trade e de toda a cadeia turística local.
O resultado positivo reforça o trabalho que estamos realizando nesta administração, por meio do Programa ESG. Com esse diagnóstico, que evidencia nossos pontos fortes e as oportunidades de aprimoramento, poderemos intensificar e direcionar ainda mais as ações voltadas ao fortalecimento do setor, ampliando o potencial turístico do município.
Queremos que cada vez mais pessoas escolham Bragança Paulista como destino, reconhecendo-a como uma das mais belas e acolhedoras cidades do interior paulista.”