E.M. Abner Antônio Sperendio conquista o Desafio de Inovação Pedagógica 2025 da Arteris com projeto que integra música e educação para o trânsito
Parceria entre Prefeitura e Arteris fortalece a aprendizagem sobre segurança viária na Rede Municipal, resultando em premiação inédita para a unidade escolar.
A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tem a satisfação de anunciar que a Escola Municipal Abner Antônio Sperendio foi a grande vencedora do Desafio de Inovação Pedagógica 2025, promovido pela empresa Arteris. A premiação reconhece práticas educativas criativas e eficazes desenvolvidas pelas escolas participantes do Projeto Arteris Escola, que ao longo de 2025 fortaleceu de maneira significativa as ações de educação para o trânsito na Rede Municipal de Ensino.
A parceria resultou em formações, oficinas pedagógicas, atividades práticas e no desenvolvimento de projetos que integraram conteúdos de segurança viária ao currículo escolar de forma transversal e contextualizada. Diversas unidades da Rede Municipal engajaram-se nas propostas ao longo do ano, contribuindo para a construção de uma cultura de trânsito mais seguro entre crianças, famílias e comunidades escolares.
Entre as escolas participantes, a E.M. Abner Antônio Sperendio se destacou com um projeto inovador que utilizou beats, diferentes ritmos musicais, e a adaptação de um jogo amplamente conhecido pelos estudantes para abordar conceitos de segurança viária. A proposta articulou música, movimento e aprendizagem, criando experiências lúdicas que facilitaram a compreensão de regras, comportamentos seguros e responsabilidades no trânsito. O dinamismo da atividade e sua capacidade de envolver os alunos de forma ativa foram diferenciais que garantiram a premiação.
A iniciativa foi apoiada pela Analista de Projetos Educacionais e Segurança no Trânsito da Arteris, Ana Carolina do Prado Souza, que acompanhou o desenvolvimento das atividades, promoveu formações sobre trânsito e meio ambiente e realizou a entrega dos prêmios: uma caixa de som JBL para a oficineira responsável e um equipamento de som de alta potência para a escola, que contribuirá para novas ações pedagógicas e culturais.
A conquista demonstra o comprometimento da Administração Municipal com uma educação inovadora, participativa e conectada às necessidades contemporâneas. Para a Secretaria Municipal de Educação, o reconhecimento evidencia o trabalho dedicado da equipe escolar, que buscou metodologias criativas para aproximar os alunos de temas essenciais para a cidadania.
A pasta destaca ainda que os estudantes são os protagonistas dessa jornada: sua curiosidade, entusiasmo e participação contribuíram diretamente para o sucesso do projeto e impulsionam o compromisso contínuo da Rede Municipal em oferecer uma educação pública de qualidade.


