Linguiça de Bragança Paulista agora pode ser vendida em todo o Brasil
Sistema de inspeção municipal é certificado pelo Ministério da Agricultura
A tradicional “Linguiça de Bragança Paulista”, reconhecida como patrimônio gastronômico do município, passa a conquistar novos mercados e poderá ser comercializada em todo o território nacional. O avanço é resultado do trabalho da Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento dos Agronegócios, que obteve a equivalência do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).
A conquista foi possível após a adequação da legislação municipal, o fortalecimento da estrutura de fiscalização e a ampliação do quadro técnico de médicos-veterinários, garantindo o pleno atendimento às exigências do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Com isso, o município assegura elevados padrões de qualidade e controle sanitário, fortalecendo a credibilidade dos produtos de origem animal produzidos em Bragança Paulista.
O reconhecimento representa um marco histórico para o agronegócio local. Além de ampliar significativamente o mercado da linguiça artesanal, produto que tem suas raízes na tradição da criação de suínos por famílias imigrantes, a medida impulsiona a geração de empregos, fomenta novos investimentos e fortalece a economia do município.
Bragança Paulista é amplamente reconhecida por sua produção artesanal de linguiça, um dos símbolos mais expressivos de sua identidade cultural e econômica. Atualmente, o município conta com 15 agroindústrias do setor, que empregam entre cinco e 26 trabalhadores cada. A expectativa é de que, com a adesão ao SISBI-POA, a produção possa triplicar nos próximos anos, criando novos postos de trabalho e estimulando ainda mais o desenvolvimento econômico regional.
A empresa Mercado Linguiça Bragança Paulista já está oficialmente habilitada no sistema, e o certificado foi entregue ao proprietário Renato Leite, durante cerimônia realizada no Paço Municipal. A partir de agora, outras empresas do município também poderão solicitar o enquadramento, desde que atendam integralmente às exigências do sistema.
Para obter o selo do SISBI-POA, as agroindústrias precisam comprovar rigorosos controles de produção, como monitoramento da qualidade da água utilizada, controle preciso de temperaturas, adequações de equipamentos e rotulagem conforme as normas federais vigentes.
“O produtor que conseguir cumprir todas as exigências e receber o certificado poderá comercializar seus produtos em todo o Brasil. Isso representa um avanço muito importante para a nossa linguiça, essa iguaria que já é conhecida nacionalmente. Os interessados podem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento dos Agronegócios, por meio do Serviço de Inspeção Municipal, para receber as orientações necessárias e dar andamento ao processo”, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento dos Agronegócios, Leonardo Godoi Paes.
O Prefeito de Bragança Paulista, Edmir Chedid, celebrou: “Eu tenho certeza de que iremos, muito em breve, exportar a nossa linguiça para diversos países do mundo. Já começamos a conquistar o Brasil e temos muitas coisas boas para fazer na área de agronegócios”, disse durante a cerimônia.
Participaram do evento Paulo Henrique Bardella, da Sabor de Bragança; Robson Fagner da Silva, da RF Casa de Carnes; Sara Turi Batazim Teixeira e João Paulo Silva Leme, do Mercado Linguiça; Luiz Américo Gonçalves e Jonathan Rodrigues, da Famosa Linguiça; e Pedro Giani, do Rancho Vivo e também os médicos-veterinários Alan Felipe Fonseca e Eraldo Francisco Sodré, além de Otávio Diniz, aposentado da Defesa Agropecuária.
Estiveram presentes na cerimônia de entrega do certificado do SISBI-POA, além do prefeito Edmir Chedid, a vice-prefeita Gislene Bueno (Gi Borboleta), o empresário Victor Hugo Chedid, secretários municipais, o prefeito de Atibaia, Daniel Martini, o vice-prefeito de Atibaia, Alessandro Roncoletta, Guilherme Campos Júnior, secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária, Estanislau Steck, superintendente do Mapa no Estado de São Paulo, Alonso Luis da Silva, gestor do agronegócio do Sebrae, Fabiana Magalhães Fernandes Ferreira, médica-veterinária e coordenadora do SIM/SISBI, Marcelo Batista da Silva, chefe de divisão da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, além dos vereadores Camila Marino da Saúde, Ismael da Silva Brasilino, Soninha da Saúde, Rafael de Oliveira, Sidiney Guedes, Missionária Pokaya, Bruno Sucesso e Gabriel Curió.
Retroescavadeira
Durante a cerimônia, o superintendente do Ministério da Agricultura no Estado de São Paulo, Estanislau Steck, anunciou que, por meio de indicação do senador Giordano, Bragança Paulista foi contemplada com uma nova retroescavadeira. O equipamento será destinado à conservação das estradas rurais, contribuindo diretamente para o escoamento da produção agrícola e o fortalecimento da zona rural do município.