Prepare os documentos: Programa Aprendiz Bragantino divulga lista de convocados
Jovens têm até o dia 27 de fevereiro para comparecer ao Paço Municipal
Portas abertas para o primeiro emprego, oportunidades reais de aprendizado e um passo importante na construção do futuro profissional. A Prefeitura de Bragança Paulista, através das Secretarias Municipais de Administração e de Ação e Desenvolvimento Social publicou a convocação dos candidatos aprovados no Programa Aprendiz Bragantino, referente ao Processo Seletivo nº 01/2026.
Os candidatos convocados devem comparecer para a nomeação e posse, com a apresentação de toda a documentação exigida e para o agendamento do exame médico admissional. O atendimento será realizado na Divisão de Recursos Humanos do Paço Municipal, localizada na Avenida Antônio Pires Pimentel, nº 2015, Centro, em Bragança Paulista, no período de 23 a 27 de fevereiro de 2026, das 9h às 16h30, durante os dias de expediente.
A não apresentação da documentação dentro do prazo estabelecido ou o não comparecimento para a posse implicará na perda do direito à vaga, conforme previsto no edital do processo seletivo.
A convocação oficial e a relação completa de documentos necessários para a contratação foram publicadas na Imprensa Oficial do Município, edição nº 2213, de 20 de fevereiro de 2026, e também estão disponíveis para consulta no site oficial www.braganca.sp.gov.br.
O Processo Seletivo nº 01/2026 registrou a inscrição de 327 jovens, demonstrando a expressiva participação da juventude bragantina e reforçando a importância do programa como política pública voltada à inclusão social, à qualificação profissional e ao acesso ao primeiro emprego formal.
Em conformidade com o edital e a legislação vigente, a convocação foi divulgada em duas listas simultâneas: uma com a classificação geral de todos os candidatos e outra específica para pessoas com deficiência (PCDs), garantindo transparência, equidade e igualdade de oportunidades.
Programa Aprendiz Bragantino
Instituído pela Lei nº 5.119, de 8 de outubro de 2025, o Programa Aprendiz Bragantino é uma iniciativa do prefeito Edmir Chedid e integra as metas do Plano de Governo Municipal. Voltado a adolescentes e jovens com idade entre 14 e 24 anos, o programa promove formação técnico-profissional aliada ao desenvolvimento pessoal e à vivência prática no ambiente de trabalho, priorizando jovens em situação de vulnerabilidade social, em acolhimento institucional, beneficiários de programas de transferência de renda ou em risco de evasão escolar.
As vagas são destinadas à função de Auxiliar Administrativo (aprendiz), com jornadas semanais de 20 ou 30 horas, distribuídas entre atividades teóricas e práticas. A remuneração é proporcional ao salário mínimo nacional, conforme a carga horária semanal, e o contrato de aprendizagem pode ter duração de até dois anos, nos termos da legislação vigente.

