A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu durante o segundo semestre deste ano a formação de gestores das escolas municipais para a elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP).

O Projeto é importante para a identidade da unidade escolar e deve ser construído dentro de um processo de gestão contínua, orientado pelos princípios e objetivos educacionais de uma localidade.

No dia 02 de dezembro, durante a formação de gestores, as professoras do Centro de Educação Ambiental Sala Verde Pindorama proferiram uma palestra sobre os marcos legais normativos da Educação Ambiental no Brasil.

Para a responsável do Centro de Educação Ambiental Sala Verde Pindorama, Carolina Marques Suppioni Bertelli Ferreira, inserir a Educação Ambiental no PPP significa fazer uso de uma ferramenta capaz de garantir direitos e mudar concepções sobre o que é desenvolvimento sustentável. “A Educação Ambiental pode estimular a solidariedade, a igualdade e o respeito aos direitos humanos e incluí-la no Projeto Político Pedagógico (PPP) é uma necessidade, visto que as futuras gerações precisam despertar um novo olhar para o desenvolvimento econômico e preservação do Meio Ambiente”, explicou.

“Vivenciar a Educação Ambiental nas atividades escolares, alinhadas às propostas da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, abre possibilidades de fomentar uma visão crítica sobre os problemas ambientais na comunidade escolar e ao mesmo tempo contribuir com o desenvolvimento de atitudes que permitam a utilização sustentável dos recursos naturais”, disse a professora do CEA (Centro de Educação Ambiental), Paula Trambaiole Lima.

Caberá aos gestores promover uma articulação harmônica entre os recursos humanos e materiais, elementos essenciais para o sucesso na inserção da Educação Ambiental na rotina da escola, e a partir de ações contínuas, formar cidadãos autônomos, criativos, construtores e transformadores da sociedade.

17.12.2021 Prefeitura promove formação de gestores para elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP)