AddThis Social Bookmark Button

Determinação, persistência, garra, trabalho em equipe e muita força de vontade fizeram da Banda Marcial de Bragança Paulista a grande campeã do Sulamericano de Bandas de Marcha e Show 2012, que aconteceu de 27 de abril a 1º de maio em Atibaia. O estádio do Alvinópolis “Salvador Russani” (Praça Brasília, s/n - Alvinópolis) foi o palco principal do evento e de todas as apresentações, que foram abertas ao público.

 Cerca de 2000 músicos de 21 corporações de quatro países – Brasil, Colômbia, Uruguai e Venezuela – participaram do evento que é composto por competições, shows, apresentações de gala e paradas. A organização é por conta da WAMSB Brasil (World Association of Marching Show Bands) entidade responsável pelos grandes eventos de música mundialmente esperados pelas melhores bandas da atualidade.

 O Campeonato Sulamericano é a porta de entrada das bandas da América do Sul para os Campeonatos Mundiais de Bandas de Marcha e Show, que acontece este ano no Canadá, em 2013 no Japão e 2014 no Brasil, em Atibaia. Com o novo título Bragança Paulista tem entrada garantida nas grandes competições.

 Já na eliminatória Bragança garantiu o primeiro lugar entre as 12 corporações classificadas para a final desta terça-feira, 1, no final da noite a emoção tomou conta de todos ao ouvir que a Banda Marcial foi a “The Best”, com 89,5 pontos a equipe confirmou que foi pra ganhar.

 O maestro Luis Henrique Chinaglia, junto com o coreógrafo Bruno Machado, garantiu um espetáculo inesquecível com o show baseado no Mamma Mia – ABBA. A Banda Marcial animou o público com sucessos como “Dancing Queen”, “The winner takes it all” e o tema “Mamma Mia”.

 Marcaram presença durante o evento o maestro Rogério Brito, coordenador do Projeto Música na Escola e um dos organizadores, o presidente da WAMSB Brasil Paulo Charão, o Secretário de Cultura Raul Lencini e equipe das secretarias de Cultura e de Educação.

 As fanfarras das escolas municipais de Bragança Paulista que se classificaram no último Concurso Municipal de Fanfarras também se apresentaram no Sulamericano. Foram 6 escolas: E.M. Profº Joaquim Theodoro da Silva, E.M. Carlos Frederico dos S. Silva, E.M. Profº Dr. Francisco Murillo Pinto, E.M. José Murilo Arruda, E.M. Cel. Ladislau Leme e E.M. Jorge Tibiriça.

 Logo depois do anúncio, a corporação bragantina voltou para a cidade e foi recepcionada pelo Prefeito João Afonso Sólis (Jango) e vice Luiz Gonzaga Pires Mathias no salão nobre da Prefeitura. Na oportunidade, o Prefeito Jango parabenizou os integrantes pela participação e grande espetáculo que resultou no título.

  

Texto: Natália Pellicciaro
Foto: José Orlando C. Neto
Vìdeo gentilmente cedido pela Prefeitura de Atibaia


01-05-2012_Final_Campeonato_Sulamericano_de_Bandas_29_-Jos_Orlando_C_Neto01-05-2012_Final_Campeonato_Sulamericano_de_Bandas_111_-_Jos_Orlando_C_Neto
01-05-2012_Final_Campeonato_Sulamericano_de_Bandas_129_-_Jos_Orlando_C_Neto
01-05-2012_Final_Campeonato_Sulamericano_de_Bandas_162_-_Jos_Orlando_C_Neto01-05-2012_Final_Campeonato_Sulamericano_de_Bandas_254_-_Jos_Orlando_C_Neto01-05-2012_Final_Campeonato_Sulamericano_de_Bandas_265_-_Jos_Orlando_C_Neto01-05-2012_Final_Campeonato_Sulamericano_de_Bandas_284_-_Jos_Orlando_C_Neto